Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Arte - Arquitetura

Casa de ponta cabeça, Mecklenburg-Vorpommern, Alemanha

National Performing Arts Center de Pequim

Prédio de apartamentos na Tailândia

Cubic Houses, Roterdão, Holanda

Instituto de Tecnologia, Massachusetts, USA

Piano House, Anhui, China

Dancing-Building, Praga, República Tcheca

Jeddah, Arábia Saudita

Basque Health Departament, Bilbao, Espanha

Solar Ark Building, Japão

Crescent Moon Tower Design , Dubai

Waldspirale, Prédio de Apartamentos, Alemanha

The Mushroom House, Ohio, USA

Prédio rachado em Branson, Missouri, USA

Crooked House, Sopot, na Polônia

Basket Building. Newark, USA

Les Schtroumpf, Genève.

Hundertwasser House, Vienna, Austria

Clínica Médica, Las vegas

Sheep Dog, Nova Zelândia

Casas de pedra, Turquia

Escultora Vera Mukhina

Rainha da Escultura Soviética


Nascimento: 19 julho de 1889 
Falecido: 6 October1953

Vera Mukhina foi sem dúvida o escultor mais famoso Soviética, seu grupo escultórico do Trabalhador e da Mulher Kolkhoz que coroava a construção de pavilhão nacional russa na Exposição Internacional de Paris em 1937 ainda é uma das esculturas mais importantes que moldam a paisagem da cidade de Moscou.

Monumental triunfo desta composição atender a tarefa concreta da glorificação ideológica ao mesmo tempo, expressa tendências gerais da criatividade do artista: o pathos de grandeza e poder, inclinação para o poder e dinamismo intencional de formas, e amor à grandiosa. Estar de acordo com o espírito da época essas características deixe Mukhina tornou uma figura viva da arte oficial soviética.
Vera Ignátievna Mukhina nasceu em Riga em 19 de Junho (1 de Julho) 1889 na família de um comerciante. Passou sua infância e juventude (from1892 to1904) na cidade litorânea de Theodosia. Há o futuro artista a levou primeiro desenho e aulas de pintura. Depois de terminar a escola clássica, ela mudou-se para Moscovo, onde estudou no estúdio do famoso paisagista K. Yuon (1909-1911), e mais tarde transferido para o menos acadêmico I. Mashkov (1911-1912). Vera Mukhina completou sua educação em Paris - na Academia de Belas Artes, em F. Colarossi Academias, Paleta la e Grand la Chaumiere (neste último caso muito importante foram as classes de Emile Antoine Bourdelle [Escultor francês expressionista, 1861-1929]). Apesar de toda a tendência a inicial com os princípios de visão realista do artista começo era amigo de não-figurativas artistas, o que fez para ela trabalham breve no teatro (esboços do traje para performances de Moscou Câmara Teatro, como Alexander Blok da Rosa e da Cruz e Sem Benelli é A Festa dos Jesters , todos de 1916) e tão breve busca em design têxtil na década de 1920.


Trabalhador e da Mulher KolkhozNa escultura a formação da própria língua Mukhina foi conectada com o plano de propaganda monumental. Dos quatro projetos criados de acordo com este plano - esboços para esculturas do Trabalho Liberta e Revolução (ambos de 1919) e monumentos a VM Zagorski (1921) e Sverdlov YM (1923) - o último é mais notável. A solução simbólica (Chama da Revolução é um outro nome para ele) tem o motivo de superação da carne estagnada, os movimentos opostos de formas adicionar dinamismo poderoso para a composição e fazê-lo parecer monumental (embora o projeto não foi implementado, assim como os três outro). A metáfora do impulso impetuoso e superação, inicialmente lançado pela revolução experimentando, depois repercutiu em muitas Mukhina de obras, como O Vento (1926-1927),Torso de Mulher (1927), Trabalhador e da Mulher Kolkhoz(1937), Ícaro e Boreas (ambos de 1938). Ao mesmo tempo, sensação de corpo hiperbolizado massa típica de seus trabalhos e mais expressamente veiculada em Mulher Camponesa (1927) com a sua plástica generalizada pesada e, posteriormente, submetido a estetização (em Fertilidade, 1934 e Pão , 1939), criou algum contrapeso para o vôo sentindo também inerente em seus trabalhos. Como resultado esculturas de Vera Mukhina apresentou um equilíbrio ideal para a arte oficial soviética - o equilíbrio da estática e força de vontade, misturando-se do peso terrestre e triunfo transpessoal.
O artista trabalhou em gêneros de câmara, bem como: na década de 1940 ela estava em arte em vidro, junto com vasos e copos de vidro, criando retratos (Portrait of VI Kachalov e Retrato de Ballet Solista SG Koren como Mercutio , ambos de 1947).


Toda a sua vida Vera Mukhina manteve um interesse perene no retrato. Ela muitas vezes retratado mais próximo dela e querida (AA Zamkov, 1918, 1934; VA Zamkov, 1934; SA Zamkov -Construtor , 1934), e ainda assim eles eram nulas de lirismo. Mukhina estava inclinado a soluções generalizadas e monumentalidade reticente das artes plásticas.
Em retratos de heróis de guerra, nomeadamente os de BA Yusupov e Khizhnyak IL (ambos de 1942) tornou-se sua forma mais detalhada e exata, mas o sentimento de forma integral, como regra, a ajudou a evitar a narração supérfluo.
Em 1939 Mukhina escreveu: "Estilo nasce quando o artista não só com sua mente aprende os ideais de sua época, mas quando ele não pode sentir de outra forma, quando a ideologia de sua idade e seu povo torna-se sua ideologia pessoal" É. neste sentido muito que ela transmitiu o estilo de sua época. VM Mukhina morreu em 06 de outubro de 1953 em Moscou.
Muitos dos projetos Mukhina permaneceu a realizar, incluindo o monumento a Y. Sverdlov e Lenine. M. Gorky monumento destinado a Moscou foi criado na cidade de Gorky (mais tarde renomeada de volta para Nizhni Novgorod).
Há um museu de Vera Mukhina em Theodosia e uma das ruas em Peredelkino Distrito de Moscou está com o seu nome.

Fontes :  http://www.russia-ic.com/people/general/m/177/

História da Arte na Rússia


A história da Rússia artes plásticas cai em dois períodos distintos, com a fronteira entre ambos marcado pelas reformas de Pedro, o Grande. Esta distinção é extremamente profunda, lidando com os conceitos básicos de percepção artística da realidade. Ícone Pintura Teófanes o Grego Andrey Rublyov antiga russo escultura ocidental influência Academismo tema Nacional de Avant-garde realismo social e moderna

Pintura de ícones


Pintura na Velha Rus surgiram e se desenvolveram em estreita ligação com o ícone de veneração, com base na doutrina da encarnação de Deus. O primeiro ícone na tradição cristã era uma imagem de Jesus, que milagrosamente surgiu em sua vida. É a "Santa Face", ou "Ícone de Cristo não feito à mão", às vezes também chamado de "Véu de Verônica", baseada na lenda de sua criação. A imagem é dito ter sido impressa num véu colocado por Cristo no rosto. Ícone é um meio para a Ortodoxia para indicá-lo como uma verdade claramente visível. Em um ícone forma é divindade transmitida em imagens e não em palavras.
Sem dúvida, o ícone não é uma imagem, mas um objeto sagrado.Ícones são esperados para curar e fazer milagres. Alguns deles foram considerados de uma origem sobrenatural. No entanto, a maioria dos ícones foram criados por seres humanos. Pintores de ícones tinham que ser pessoas de alta ideais morais e da verdadeira fé. Somente pessoas com uma vida interior rica e considerável intelecto pode criar ícones.
Um ícone não representa o que o pintor vê diante de si, mas um protótipo certo.Reverência por um ícone deriva de reverência para com seus protótipos. Daí o seu estilo artístico único que não tem nada a ver com outras artes. Ela não pretende produzir apenas uma impressão estética. Os ícones são destinados tanto para refletir e evocar concentração de oração e serenidade em comunicação com Deus. Explica peculiares dispositivos artísticos utilizados na pintura ícone, tais como perspectiva inversa, um número de pontos de vista no interior do espaço de um ícone, a colocação de objectos hierárquico representado, etc
Pintores de ícones não costumava inventar seus súditos como pintores fazem. Eles seguiram um tipo tradicionalmente estabelecido iconográfica. No entanto, mesmo dentro do contexto das tradicionais temas bíblicos e com todo o respeito pela tradição, antigos mestres sempre foram capazes de enriquecer os cânones.
Tipos Canônicos serviu como um ponto de partida. A arte estava em sua interpretação.Junto com o cristianismo os mestres russos adotaram o estilo de Bizâncio e séculos antiga técnica de pintura. Mais tarde, desenvolveu-se ícone escolas locais Pintura - em Novgorod, Pskov, Yaroslavl, Tver, etc - cada um deles com peculiaridades pintura certas.
O pico mais alto da pintura russa antiga recai sobre os 14-15 séculos, devido a esses mestres notáveis ​​como Teófanes, o Grego, Rublyov Andrey.
Teófanes o Grego foi um artista notável, importante não apenas como o autor das pinturas em circulação, mas também como alguém que exerceu uma grande influência na arte russa nos anos em que seus princípios estavam sendo estabelecidas. Sua arte - apaixonado, dramático, sábia, austera, por vezes tragicamente intenso e freqüentemente sublime deixou uma profunda impressão em seus contemporâneos. Poucas obras do grande mestre sobreviveram. Elas podem ser vistas na Catedral de Moscou da Anunciação. Estes são ícones da Faixa de Deesis representando Cristo Pantocrator (Todo Poderoso), a Virgem, São João, o Precursor, os Apóstolos Pedro e Paulo, São Basílio Magno e São João Crisóstomo, todos os santos mostrados como pedindo ao Senhor para remeter os pecados da humanidade. Ele usou coloração densa e opaca, semelhante aos exemplos da pintura do painel bizantino.
Andrey Rublyov que desempenhou um grande papel na definição das bases de maduro pintura ícone Moscou, deve muito a Teófanes o Grego, seu professor, cuja bela cores e formas puras que ele herdou. No entanto, lírico Rublyov de dom fez dele o antípoda de Teófanes, cujas sombrias, imagens dramáticas eram sempre estranho para ele. Para Rublyov Deus não foi a força terrível e impiedoso, ele foi para a mente comum medieval. Rublyov Deus humanizado e fê-lo parecer mais perto do mundo. Pureza Rublyov de coração se reflete em suas imagens translúcidas sem nenhum traço de tanto os toques excessivamente fantasiosas de arte românica ou a expressividade exagerada de pinturas góticas. Os ícones de irradiar Rublyov aura de delicadeza excepcional. Seu Cristo, seu Paulo, seus arcanjos são dotados de um charme irresistível, uma gentileza em que não há qualquer vestígio de gravidade Bizantino. No auge de seus poderes Rublyov criou o seu ícone mais famoso, o da Trindade (1422 - 1427) em memória de São Sérgio de Radonezh. Este ícone exemplifica a simplicidade de seu estilo habilidoso capaz de transcender limitações pictóricas com idéias espirituais. O ícone conhecido pela sua alta qualidade lírica, rítmica e simbólica foi criado pelo mestre como um símbolo de unidade espiritual e harmonia do povo russo.
Os ícones e afrescos de pintores de Moscou dos séculos 15-16 são caracterizados com pintura suave e harmonia da paleta. Seus dispositivos artísticos encontrados em desenvolvimento dionisii 's ícones e frescos, um atrativo para suas proporções delicadas, cores festivas eo equilíbrio da composição.
Escultura russo antigo , subsistindo em forma de escultura em madeira decorativos e era predominantemente policromáticos (à semelhança escultura européia, foi pintado com têmpera ou cores do petróleo).
Esculpido eram principalmente imagens de santos, com mais atenção para os rostos, enquanto os valores foram abrangidas pelos vestidos e, portanto, parecia plana.

Influência ocidental


A partir da pintura do século 16 meio ícone russo cai sob a influência da arte européia ocidental pictórica. Cortesão escola de pintura ícone fica a regimes enredo europeus.
O falecido 16 - início do século 17 marcou o desenvolvimento da escola Stroganov, que consistia principalmente de mestres czar judiciais e era peculiar pela sua atenção finesse de paleta, elaborado para o detalhe ea tendência para decorativismo e "beleza" da pintura.
A segunda metade do século 17 viu o surgimento de ícones com elementos da pintura europeia: tintas a óleo, esforça-se de luz e sombra e modelagem maior verossimilhança ao retratar as pessoas ea natureza. O representante mais famoso dessa tendência é Simon Ushakov (17 século). Este foi também o tempo das primeiras tentativas de criar um retrato secular - os chamados parsunas .
Renovado interesse por ícones como uma grande arte desenvolvida no início do século 19 em conexão com a limpeza de antigos ícones escurecidos e revelando sua verdadeira paleta.Princípios artísticos de pintura de ícones foram criativamente aplicada tanto pelo russo individual (V. Vasnetsov, M. Nesterov, K.Petrov-Vodkin) e estrangeiros (A.Matiss) e artistas avant-garde escolas.

Academismo


No dia 18 - início do século 19 a arte pictórica na Rússia impulsionada por demandas culturais da sociedade, abrange todas as etapas principais da arte ocidental: barroco, classicismo e romantismo. O papel de liderança neste processo pertence a pintores e escultores estrangeiros convidados para a Rússia, mas já durante o reinado de Elizabeth I, aparecem talentosos e altamente qualificados mestres nacionais. Desde o academismo meados do século 18 torna-se a tendência predominante, com sua austeridade do desenho, regras rígidas de composição, convencionalidade da paleta, o uso de cenas da Bíblia, história antiga e mitologia. No entanto, as maiores conquistas deste período foram obtidas no retrato em vez de pintura histórica (A.Argunov, A.Antropov, F.Rokotov, D.Levitsky, V.Borovikovsky, O.Kiprensky). O mestre russo de excelente primeiro retrato escultórico foi F.Shubin.
O apogeu da escola acadêmica cai na primeira metade do século 19. As pinturas de Karl Bryullov são notáveis ​​para a mistura de classicismo acadêmico com o romantismo, a novidade do assunto, o efeito dramático do plástico e chiaroscuro, a complexidade da composição e virtuosismo brilhante do pincel. O primeiro a entrar no caminho da criação livre e não convencional, ele despertou profundo interesse no público e elevou o papel social do artista.Alexander Ivanov obras que ostentam o sabor da sua doação para a manutenção do ideal, superar os estereótipos de técnica acadêmica. Mais tarde, as melhores tradições do academismo encontrar o seu desenvolvimento nas fotos históricas colossais por G.Semiradsky.
Na escultura as convenções do classicismo foram sacudidos por Nikolai Pimenov, cujo Boy jogando em dibs foi estimada por Alexander Pushkin como o nascimento de "escultura popular" e por I.Martos, com as suas obras transmitir as características atuais da realidade e adquirir real soando.

Tema Nacional


Aspirações sociais dos anos 1860 - 1870 despertar o interesse dos artistas na vida popular. O ano 1872 viu a fundação daAssociação de exposições itinerantes como um contador para a Academia de Belas Artes. Os Wanderers famosos (entre eles Ilya Kramskoi, G.Myasoedov, K.Savitskiy, I.Pryanishnikov, V.Makovskyi, I.Yaroshenko e V.Perov) recorrem à pintura de gênero aquisição de um carácter exposal em suas obras.
A mudança para temas nacionais resultou em um florescimento inédito da pintura histórica e militar. Genuínas obras-primas desses gêneros foram criados por V.Surikov, Ilya Repin, Ge Nikolai, Vasnetsov V., V.Vereshchagin, F.Rubo.
Composição não cunhado e veracidade histórica são combinadas com o uso habilidoso de abundantes dispositivos artísticos na interpretação das imagens históricas e eventos. O tema histórico tem um poderoso som na escultura, bem como (P. Antokolskyi).
Esses anos viu a abertura das primeiras galerias nacionais; obras de artistas russos começam aparecer regularmente em exposições internacionais e mostras de arte estrangeira.


Atingir independência criativa no século 19, pintura russa desenvolve no tideway de europeus artes plásticas. Pintura de gênero dá lugar a paisagem. Esforços para tornar o ar ea luz e ar puro trabalho, que são características do impressionismo, podem ser vistos em pinturas de F.Vasiliev, I.Levitan, V.Polenov, V.Serov, K.Korovin, V.Kuinji e A.Arkhipov . Simbolismo, neoclassicismo e moderno tem uma influência considerável sobre A.Vrubel e artistas do mundo da arte (A.Benua, L.Bakst, E.Lansere) e da Rosa Azul (S.Sudeikin, N.Krymov, V.Borisov- Musatov)

Vanguarda


Os anos 1910 são notáveis ​​para o nascimento da vanguarda russa procurando transfigurar o básico do básico de arte até a negação da própria arte. Toda uma gama de artistas e grupos artísticos criar novas escolas e tendências que vêm para determinar o desenvolvimento da arte do mundo - são o suprematismo (K.Malevich), improvisação estilo e abstracionismo (V.Kandinsky), raionismo (Larionov), etc Entre os outros artistas, mais difíceis de classificar ou de "compartimentalizar", foram Filonov e Chagall (o fundador do expressionismo); eles ficaram à parte do resto, não tanto por causa da direção essencial das suas obras como por causa de seus métodos e fontes particulares de inspiração.Consubstanciado na ascensão e queda dessas correntes artísticas ", a idéia de renovação da arte como uma força socialmente ativa" manteve-se forte e serviu como um fator unificador para os artistas da vanguarda russa. Lotes de vanguardistas continuou seu trabalho na Rússia soviética, mas muitos foram para o exterior A década de 1920 viu a expansão do construtivismo (V.Tatlin), que apresentou a tarefa de construir o espaço material para criação de formas lógicas e funcionais. Ao mesmo tempo os princípios estéticos e sociais da avant-garde sofrer uma transformação - agora os artistas revelam o interesse pela vida e ambições para reconstruí-la com meios artísticos.
Escultura nestes anos não é mais identificados com os plásticos, mostrando a tendência para processar o carácter escultural de formas mecânicas. O contraste entre a plasticidade e formas geométricas mistura, revelando oportunidades inéditas para o projeto industrial.

Realismo social e moderno


Na década de 1930 artistas de vanguarda sofrem com a pressão soviética ideológica, pois eles são mais e mais frequentemente acusado de formalismo e indulgência dos gostos burgueses.
Entreguem-se a doutrina oficial artística da social da arte prejudica o realismo de muitos pintores russos. No entanto, as obras de I.Grabar, P.Korin, A.Deineka, Saryan M., K.Yuon, M.Grekov, M.Gerasimov e M.Plastov representam feliz combinação de tradições realistas com as realizações da moderna - principalmente os de impressionistas e Cézanne.
Os anos 1960 marcam o renascimento da vanguarda russa. Reconhecimento internacional é adquirida pela arte de O.Tselkov, V.Nemukhin, I.Shelkovsky, Rabin O., A.Zverev, M.Shemyakin, L.Sokov, E.Neizvestnyi. Alguns desses artistas seguido ou restaurados os princípios das escolas já existentes e as tendências, enquanto outros criaram novos, como conceptualismo (Ilya Kabakov) e SotsArt (Komar, Melamid).
"Permitido", ainda não parte para-governemental da arte soviética da década de 1960 é representado pelos artistas do chamado "estilo austero" (T.Salakhov, S.Popkov).

Vera Ivanova

Fonte: http://www.russia-ic.com/culture_art/visual_arts/170/#.T3YPB2GPWPY

sexta-feira, 23 de março de 2012

Série Artistas Brasileiros - Di Langeani

Entrevista Com a Artista Plástica  Di Langeani



Nascida em São José dos Campos - SP, a Artista Plástica Delza Langeani ( Di Langeani ) viveu até a fase adulta no CTA – SJC. Seus principais contatos com a Arte foi através de Galerias, Museus e Exposições em diversos lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos, Itália, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria, Suíça, República Tcheca e Inglaterra. Está sempre a procura de novas Culturas por onde passa. Experimentadora das belas artes desde jovem, a artista participou de cursos livres de pintura em tela a óleo, pintura em porcelana, cerâmica, madeira e xilogravura, participando de vários cursos em São José dos Campos, São Paulo, Jataí - GO, Agudos -SP, Provincetown, MA-US. Faz uma pintura vigorosa utilizando luzes e sombras. As expressões artísticas derivam de um desejo de simbolizar o mundo real em um mundo imaginário. A descoberta da técnica de pintura em Encáustica pela artista mudou radicalmente seu trabalho. As imagens abstratas geradas, ao propor uma experiência estética, sugerem uma ligação com o cotidiano. Detalhes das abstrações contrastam entre si, formando novos elementos visuais e que resultam em diálogos particularmente indagantes sobre a natureza da abstração. A artista procura um novo olhar, cria um universo particular utilizando-se de suas intuições, inserindo assim na pintura um mundo novo, único, vagamente definido, como se fosse uma miragem.


" Conheci Delza num Chá Cultural, onde através de nossa conversa pude ver a adoração que tem pela ARTE no geral. Muito simpática, levou para o evento telas com misturas de cores de um bom gosto fantástico, por isso, resolvemos apresentar em nosso Blog essa Artista Joseense que promete levar a Arte Valeparaibana além das fronteiras brasileiras. "
                                                                                                     Márcio Carneiro

Entrevista Exclusiva para o Blog História da Arte!!!

Desde quando você percebeu seu talento para a pintura?

Desde criança tive contato com Arte; estudei piano, ballet, e sempre gostei das aulas de Educação Artística no colégio, porém, comecei a me interessar realmente por pintura aos 14 anos quando conheci uma senhora alemã, com quem tive aulas de pintura em tela por um ano. A partir daí fui procurando cursos de cerâmica, porcelana, pintura em madeira e gesso, desenvolvendo várias técnicas de pintura. 

Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento?

A primeira pessoa que acreditou em meu talento foi uma prima, Artista Plástica, que me ensinou algumas técnicas em que ela trabalhava na época, a partir daí percebeu meu potencial e sempre me incentivou. 


O que te levou a buscar conhecimentos sobre a ARTE?

Na verdade, sempre tive contato com Artes de um modo geral, pois na família tenho vários parentes envolvidos com música, fotografia, escultura e pintura em tela. Isso aguçou minha curiosidade. Também tive oportunidade de conhecer vários museus e galerias de arte pelo Brasil, EUA e Europa e sem dúvida isso tudo fez muita diferença na vontade de fazer Arte, tudo faz parte da formação, faz com que hoje eu tenha um olhar crítico em relação a todas as Artes.


Como foi o inicio do seu aprendizado?

Creio que já contei isso na pergunta anterior; não tenho formação em Belas Artes, estudei 3 anos de psicologia , só mais tarde procurei cursos diversos na área.

Para você o que é indispensável em uma tela?

Em minha opinião, Arte, não se define pela beleza, mas acho que é imprescindível que o observador seja tocado de alguma forma.


Como define seu estilo?

Eu defino meu estilo como sendo Contemporâneo.




Hoje, existem muitos conceitos, técnicas, estilos, etc. Porem todos caminha para um afunilamento chamado Arte. Neste ínterim o que considera que seja Arte e o que definitivamente não é ARTE?

Como já disse, a Arte não se define pela beleza, embora eu creia que Arte deva ser bela pois deverá fazer parte de um acervo particular ou de órgãos públicos, enfim, onde quer que esteja deve fazer com que as pessoas se sintam satisfeitas, felizes a cada vez que olhar para a suas obras. Não considero Arte a repetição de obras já que em minha opinião uma obra de Arte deva ser única.


Existe alguém, algum Mestre a quem você se espelhou? Fale-nos sobre ele.

Há vários mestres da pintura que fazem diferença no meu pensar dentre eles: Vincent van Gogh, Cezane, Monet, e vários da atualidade como Carlos Vergara que é um artista dos que tenho em mais alta consideração pela sua extensa obra a qual admiro muito; Tomie Ohtake, que me transmite paz e ao mesmo tempo dinamismo, suas obras são incrivelmente criativas, e sua vitalidade me serve de exemplo; Carlos Araújo que consegue transcender com toda delicadeza das imagens e do conteúdo das obras bíblicas, modernidade com muito respeito a tudo o que é sagrado; e finalmente Arcângelo Ianelli, que com toda simplicidade no seu viver conseguiu transmitir o belo em grandes obras reconhecidas.


Como descobriu a técnica da Eucástica?

A técnica da Encáustica é muito antiga, já utilizada na Grécia, Egito, Roma há mais ou menos 2500 anos já comprovadamente, ainda há indícios de obras encontradas datadas de 5000 anos, mas não comprovadamente. Numa visita ao Metropolitan Museum vi pela primeira vez obras feitas em encáustica numa mostra da história do Egito, nunca me esqueci das belas obras, mas isso era muito distante....muitos anos mais tarde comecei a pesquisar e procurar curso da técnica.

Fale um pouco sobre ela.

O processo de pintura na técnica de Encáustica requer muita habilidade e paciência, pois envolve o uso de uma mistura composta por cera de abelha derretida, aglutinante, pigmentos, endurecendo logo após a sua aplicação, seja em tela, madeira, cerâmica ou outros meios, por isso se torna difícil á utilização. É de inegável beleza o resultado. A grande versatilidade da técnica permite ao artista explorar diferentes efeitos. O artista que se utiliza de outras técnicas não consegue obter os resultados diferenciados que se tem com a Encáustica.


Porque decidiu trabalhar com ela com mais primor?

Não me utilizo apenas desta técnica, mas decidi desenvolve-la mais pelos resultados que me agradam muito.




Em que se baseia e se constitui essa técnica?

A técnica da Encáustica se baseia na utilização de aglutinantes com pigmentos que podem ser utilizados “a frio”, ou a “a quente” quando se utiliza algum meio de aquecimento para modificar o estado químico da pintura que se transforma tomando outra forma.


Qual a sua durabilidade?

A durabilidade da Encáustica é de muitos séculos como já foi mencionado anteriormente.

Ela pode ser definida como técnica abstrata?

Não, cada pode trabalhar a Encáustica da maneira que quiser, há muitas Igrejas na Europa que têm suas pinturas nesta técnica, é muito versátil.


Qual o papel da Arte na sociedade?

Creio que uma das funções da Arte é trazer conforto emocional e paz espiritual às pessoas Gosto da definição de Sigmund Freud (pai da Psicanálise) de que ‘Arte, como os sonhos, é uma forma privilegiada de acesso ao inconsciente. O inconsciente coletivo precisa muito de expressão. Em qualquer sociedade, espaço de expressão criativa é fundamental, para o sentimento de “pertencer”. A meu ver um antídoto para entre outras coisas a violência. Ao certo, é que desde sempre o papel da Arte dos povos é servir de demarcador da identidade cultural.

Qual a sua trajetória profissional?

Minha trajetória profissional começou em 1991, quando me dediquei ao artesanato através da pintura em madeira e gesso,onde permaneci 2 anos. Em 2004 retornei à pintura em tela; desde então venho adquirindo conhecimento através de cursos livres e workshops que veem acrescentando conhecimento.


Quais seus projetos futuros?

Eu tenho a pretensão de aprofundar-me em todas as técnicas de gosto muito como a Encáustica, Mista e Xilogravura. Quero levar meus trabalhos a outros locais divulgando minha obra . Pretendo ministrar workshops da técnica da Encáustica, para isso estou preparando todo o material. 





Obras da Artista Disponível em Seu ateliê e nas Lojas: loja Ycom - São José dos Campos,  loja Top Design - São José dos Campos e loja Dogma Interiores em Jataí -GO. 
Contato: Contato: delzalangeani@yahoo.com.br




terça-feira, 13 de março de 2012

Especialistas acham nova obra de Leonardo Da Vinci

Especialistas anunciaram nesta segunda-feira (12) que acreditam ter encontrado rastros de uma obra inacabada que atribuem ao gênio italiano do renascimento Leonardo da Vinci, em uma coletiva de imprensa em Florença, na Itália.


Banner mostra pintura atribuída a Leonardo da Vinci, durante entrevista em Florença, na Itália (Foto: AFP)

Estes rastros foram encontrados graças a microcâmeras colocadas através de uma obra de Vasari, que se encontra no famoso Salão dos Quinhentos do Palazzo Vecchio, símbolo do poder da família Médicie e atualmente sede da prefeitura de Florença. Segundo os especialistas, seria a mesma tinta preta utilizada por Da Vinci para pintar La Gioconda.

"São dados estimulantes, mesmo quando estamos apenas em uma fase preliminar da investigação e há muito trabalho para resolver o mistério. As provas nos sugerem que vamos pelo bom caminho", advertiu o professor de História da Arte da Universidade de San Diego, Maurizio Seracini, impulsionador da investigação.

A investigação gerou controvérsia na Itália. Cerca de uma centena de historiadores assinaram um manifesto no qual denunciaram o que chamaram de "operação publicitária ao estilo Dan Browm", autor do best-seller "O Código Da Vinci". Os historiadores também temem que as microssondas utilizadas por Seracini tenham danificado o afresco de Vasari, pintado em 1563, chamado de "Batalha de Marciano".

Autoridades culturais de Florença, entre elas a Oficina das Pedras Duras, uma entidade especializada na restauração de pinturas, estão convencidas de que Vasari pintou seu afresco em cima da pintura inacabada de Da Vinci. Por enquanto não existem provas definitivas da descoberta e serão necessárias mais análises, reconheceram os mesmos especialistas.

Fonte:  http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/03/especialistas-afirmam-que-podem-ter-achado-obra-de-leonardo-da-vinci.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

AGENDA CULTURAL - macapá 2012

03/03/2012 - Toada na Praça

Agenda Cultural - Geral

Evento: Toada na Praça

Data: 03 de março de 2012

Local: Sede da Escola da Samba Império da Zona Norte(Jardim Felicidade I)

Hora: 20h

Descrição: Inicio das festas bovinas que esquentam Macapá, denominado "TOADA NA PRAÇA".

Valor(R$): Gratuita

Pedimos desculpas, pois em função das correntes chuvas, estamos transferindo da Cidade do Samba para a Sede da Escola de Samba Império da Zona Norte. Tal decisão foi tomada pela diretoria do C.D.C - Amapá

05/03/2012 - Estréia do Programa - O Canto da Amazônia

Agenda Cultural - Geral

Estréia nessa segunda-feira, dia 05 de março. O mais novo programa de rádio sobre a Cultura Amapaense, com o nome de "O Canto da Amazônia", o programa visa a divulgação de nossa Cultura. Tendo a frente o Apresentador Heraldo Almeida e na Técnica de Cláudio Rogério.

O Programa irá ao ar de segunda à sexta, no horário de 16h às 18h, na Rádio Diário FM 90,9....


Fonte:  http://www.amapacultural.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=34&Itemid=58

Agenda Cultural de Maceió março 2012




Dia 9 de Março
0h - Luau do kanoa
Barraca Kanoa - Ponta Verde: Luau Kanoa com a Banda Mô Fio Forróchic e Dj Claudio Pitão

Dia 23 de Março
22h - O Maior Show de Forró do Mundo
Vox Room: Mais de 10 horas de forró. Com Aviões, Plays, Galã, Forró Absolutto, Forrozão das Antigas e Raphael & Gabriel

22h - Forró na Vox
Vox: Com AVIÕES DO FORRÓ, FORRÓ DOS PLAYS E SOLTEIRÕES DO FORRÓ

Dia 25 de Março
22h - Thiaguinho
Vox Room: Thiaguinho, Sem Compromisso, Boca de Forno e Só na Marosidade

Fonte: http://www.maceioagora.com.br/agenda

AGENDA CULTURAL - BELO HORIZONTE março 2012

05.03.2012

Foto: Projeto Pizindin
Quem Não Chora Não Mama apresenta Jacob do Bandolim
3218-9300
06.03.2012
Enxoval completo, móveis e decoração infantil, moda para gestantes, bebês e crianças, moda lingerie para gestantes, brinquedos fotografias, drogarias, livrarias,...
31 3226-6500
estudenoexterior.com é o maior portal da América Latina sobre estudos no exterior. Tendo em vista que hoje todos os jovens têm a ideia de estudar no exterior, estudenoexterior.com...
Programação: - 06/03 das 14h30 às 18h: Debate com professores da Universidade Federal de Viçosa sobre a utilização de subprodutos da cacha...
2515-7149
07.03.2012

Foto: Divulgação
Corrida de rua. A Corrida da Lua Cheia é uma corrida treino que acontece numa quarta feira do mês, próxima à lua cheia. Não tem caráter competitivo e, por...
31 3264-0334
O Torneio Empresarial de Tênis tem como objetivo ajudar a Jornada Solidária Estado de Minas.
31 3263-5700
O encontro é dirigido aos gestores e técnicos da administração municipal que desenvolvem ações relacionadas ao lazer, e tem como objetivo a análise, a...
31 3277-8664
08.03.2012
Maior evento de turismo profissional da região.
64 3636-2202
A abertura do Congresso acontecerá no Dia Internacional da Mulher - 8 de março - e a programação científica e social do evento será voltada para discuss...
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2012, no Brasil, haverá 52.680 novos casos de câncer de mama. A estatística corresponde a aproximadamente 23% dos casos...
31 3247-1612
09.03.2012
Atualização no manejo da hemorragia subaracnóidea aneurismática e vasoespasmocerebral.
3291-9819
Este projeto tem a intenção de restabelecer na Belo Horizonte de hoje o espírito e a tradição seresteira do interior de Minas. Acontece às sextas-feiras, a...
31 3277-9244
Tema: Atualização no Manejo da Hemorragia Subaracnóidea Aneurismática e Vasoespasmo Cerebral.
31 3339-9033
10.03.2012
Projeto Retrô que tem como objetivo trazer de volta os Amantes do Vinil a oportunidade de reunir com os amigos para relembrar os bons e velhos tempos com boa musica, comida mineira, e bebida...
9816-7273
Formado em 2001, na Zona Norte de São Paulo, o Grupo Turma do Pagode é composto por oito integrantes: Leíz, Caramelo, Leandro Filé, Rubinho, Thiagão, Marcelinho TDP, Neni e Fabiano Art. O grupo está...
3209-8989



11.03.2012
Corrida de rua. O circuito é composto por quatro etapas, realizadas em cada estação do ano, no mesmo trajeto. A proposta da corrida é que, com a repetição de...
Corrida de rua. Protesto Pacífico. Se você está cansado de pagar preços altos para correr as provas em Belo Horizonte ou qualquer outra parte do Brasil, e em muitos casos...
12.03.2012

Foto: Projeto Pizindin
Warley Henrique interpreta Waldir Azevedo
3218-9300
13.03.2012
31 3409-5028
14.03.2012
O Prêmio é uma iniciativa que tem o objetivo de conhecer, reconhecer e divulgar a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram aç...
31 3379-9366
15.03.2012
Maior feira de educação internacional da América Latina. O evento proporciona a oportunidade de conhecer diversas instituições estrangeiras, conversar com seus...
71 3617-3737
Evento que mostrará os principais atrativos turísticos da cidade de uma forma tecnológica e inovadora, por meio de ferramentas de Fotografia em 360º.
31 2526-7215
31 3024-6454
17.03.2012
Evento de conteúdo cultural e turístico que oferece ao público pratos tradicionais da culinária mineira preparados com cachaças de qualidade de Minas Gerais,...
31 9181-2770
Participam atletas de todas as idades, masculino e feminino. Todas as faixas, pesos e graduações.
31 3224-8979

Foto: Fernanda Werneck
O que pode acontecer numa noite de lua cheia, na noite da maior lua cheia das últimas décadas? Caio, Malu, Bianca, Liz, Pedro e Fred são as personagens desta história rom...
31 3229-3131
18.03.2012
Ao longo dos últimos 20 anos o Simpósio consolidou-se como um dos principais encontros para debates e atualização profissional entre especialistas brasileiros e...
21 2277-3913
O EspaçoEscadaria oferece à população informações consolidadas sobre os destinos turísticos mineiros e seus atrativos, com exposição de...
31 3284-2673 e 3277-9733
19.03.2012

Foto: Projeto Pizindin
Humberto Junqueira interpreta Garoto.
3218-9300



20.03.2012

Foto: Divulgação
O Brazil Promotion Road Show é a versão itinerante da maior feira de marketing promocional do país. A exposição apresenta cerca de 30 fornecedores de brindes,...
11 3026-3600
31 3409-6271
A Feira do Empreendedor é um evento de orientação, capacitação, atendimento e consultoria voltada para empreendedores, candidatos a empresários e empres...
21.03.2012
Atração: Banda Nments (Pop Rock).
31 3250-3925
22.03.2012
Ações de educação ambiental, trilhas, oficinas, jogos, apresentações culturais e exposições para comemorar o Dia Mundial da Água.
31 3277-4600
23.03.2012
A Informando é a maior feira de formatura do Brasil, reunindo as melhores empresas do setor.
31 3297-0199
Este projeto tem a intenção de restabelecer na Belo Horizonte de hoje o espírito e a tradição seresteira do interior de Minas. Acontece às sextas-feiras, a...
31 3277-9244
24.03.2012
Corrida de rua. Festival esportivo antenado com a mais forte tendência do século XXI. A idéia de reunir 3 eventos em um mesmo final de semana, dentro do conceito de Festival...
28.03.2012
O Minas Wheelchair Tennis Open é credenciado pela International Tennis Federation - ITF (classificação ITF3), como uma das etapas do Circuito Mundial da modalidade (NEC...
31 3442-9353
29.03.2012
Salão de motos de Minas Gerais. Estandes de montadoras, fabricantes e revendedoras de motocicletas, bicicletas, motopeças e acessórios, além de áreas destinadas a...
31 3371-3377
30.03.2012
Uma das maiores competições do esporte especializado do Estado direcionado a faixa etária entre 12 a 18 anos, com as seguintes modalidades: futsal, voleibol. handebol, masculino...
31 3279-1447
31.03.2012
A proposta do Circuito Minas Musical é proporcionar 12 atrações musicais de alta qualidade, destacando artistas mineiros renomados e colocando na abertura dos shows artistas da...
31 3226-9807
01.04.2012
Corrida de rua. O Track&Field Run Series é atualmente uma das mais procuradas provas do país e se firmou no calendário de atletas e empresários que buscam atrav...
Corrida de rua. Percurso de 21,1 km. Meia maratona (ver percurso no site).
02.04.2012
Tema - Desporto: Cultura, Estética e Excelência. Eventos paralelos: I Encontro de Técnicos de Relações Internacionais de Faculdades de Educação F...
31 3444-4794