Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Escultora Vera Mukhina

Rainha da Escultura Soviética


Nascimento: 19 julho de 1889 
Falecido: 6 October1953

Vera Mukhina foi sem dúvida o escultor mais famoso Soviética, seu grupo escultórico do Trabalhador e da Mulher Kolkhoz que coroava a construção de pavilhão nacional russa na Exposição Internacional de Paris em 1937 ainda é uma das esculturas mais importantes que moldam a paisagem da cidade de Moscou.

Monumental triunfo desta composição atender a tarefa concreta da glorificação ideológica ao mesmo tempo, expressa tendências gerais da criatividade do artista: o pathos de grandeza e poder, inclinação para o poder e dinamismo intencional de formas, e amor à grandiosa. Estar de acordo com o espírito da época essas características deixe Mukhina tornou uma figura viva da arte oficial soviética.
Vera Ignátievna Mukhina nasceu em Riga em 19 de Junho (1 de Julho) 1889 na família de um comerciante. Passou sua infância e juventude (from1892 to1904) na cidade litorânea de Theodosia. Há o futuro artista a levou primeiro desenho e aulas de pintura. Depois de terminar a escola clássica, ela mudou-se para Moscovo, onde estudou no estúdio do famoso paisagista K. Yuon (1909-1911), e mais tarde transferido para o menos acadêmico I. Mashkov (1911-1912). Vera Mukhina completou sua educação em Paris - na Academia de Belas Artes, em F. Colarossi Academias, Paleta la e Grand la Chaumiere (neste último caso muito importante foram as classes de Emile Antoine Bourdelle [Escultor francês expressionista, 1861-1929]). Apesar de toda a tendência a inicial com os princípios de visão realista do artista começo era amigo de não-figurativas artistas, o que fez para ela trabalham breve no teatro (esboços do traje para performances de Moscou Câmara Teatro, como Alexander Blok da Rosa e da Cruz e Sem Benelli é A Festa dos Jesters , todos de 1916) e tão breve busca em design têxtil na década de 1920.


Trabalhador e da Mulher KolkhozNa escultura a formação da própria língua Mukhina foi conectada com o plano de propaganda monumental. Dos quatro projetos criados de acordo com este plano - esboços para esculturas do Trabalho Liberta e Revolução (ambos de 1919) e monumentos a VM Zagorski (1921) e Sverdlov YM (1923) - o último é mais notável. A solução simbólica (Chama da Revolução é um outro nome para ele) tem o motivo de superação da carne estagnada, os movimentos opostos de formas adicionar dinamismo poderoso para a composição e fazê-lo parecer monumental (embora o projeto não foi implementado, assim como os três outro). A metáfora do impulso impetuoso e superação, inicialmente lançado pela revolução experimentando, depois repercutiu em muitas Mukhina de obras, como O Vento (1926-1927),Torso de Mulher (1927), Trabalhador e da Mulher Kolkhoz(1937), Ícaro e Boreas (ambos de 1938). Ao mesmo tempo, sensação de corpo hiperbolizado massa típica de seus trabalhos e mais expressamente veiculada em Mulher Camponesa (1927) com a sua plástica generalizada pesada e, posteriormente, submetido a estetização (em Fertilidade, 1934 e Pão , 1939), criou algum contrapeso para o vôo sentindo também inerente em seus trabalhos. Como resultado esculturas de Vera Mukhina apresentou um equilíbrio ideal para a arte oficial soviética - o equilíbrio da estática e força de vontade, misturando-se do peso terrestre e triunfo transpessoal.
O artista trabalhou em gêneros de câmara, bem como: na década de 1940 ela estava em arte em vidro, junto com vasos e copos de vidro, criando retratos (Portrait of VI Kachalov e Retrato de Ballet Solista SG Koren como Mercutio , ambos de 1947).


Toda a sua vida Vera Mukhina manteve um interesse perene no retrato. Ela muitas vezes retratado mais próximo dela e querida (AA Zamkov, 1918, 1934; VA Zamkov, 1934; SA Zamkov -Construtor , 1934), e ainda assim eles eram nulas de lirismo. Mukhina estava inclinado a soluções generalizadas e monumentalidade reticente das artes plásticas.
Em retratos de heróis de guerra, nomeadamente os de BA Yusupov e Khizhnyak IL (ambos de 1942) tornou-se sua forma mais detalhada e exata, mas o sentimento de forma integral, como regra, a ajudou a evitar a narração supérfluo.
Em 1939 Mukhina escreveu: "Estilo nasce quando o artista não só com sua mente aprende os ideais de sua época, mas quando ele não pode sentir de outra forma, quando a ideologia de sua idade e seu povo torna-se sua ideologia pessoal" É. neste sentido muito que ela transmitiu o estilo de sua época. VM Mukhina morreu em 06 de outubro de 1953 em Moscou.
Muitos dos projetos Mukhina permaneceu a realizar, incluindo o monumento a Y. Sverdlov e Lenine. M. Gorky monumento destinado a Moscou foi criado na cidade de Gorky (mais tarde renomeada de volta para Nizhni Novgorod).
Há um museu de Vera Mukhina em Theodosia e uma das ruas em Peredelkino Distrito de Moscou está com o seu nome.

Fontes :  http://www.russia-ic.com/people/general/m/177/

Nenhum comentário:

Postar um comentário