Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Série Artistas Brasileiros - Di Langeani

Entrevista Com a Artista Plástica  Di Langeani



Nascida em São José dos Campos - SP, a Artista Plástica Delza Langeani ( Di Langeani ) viveu até a fase adulta no CTA – SJC. Seus principais contatos com a Arte foi através de Galerias, Museus e Exposições em diversos lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos, Itália, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria, Suíça, República Tcheca e Inglaterra. Está sempre a procura de novas Culturas por onde passa. Experimentadora das belas artes desde jovem, a artista participou de cursos livres de pintura em tela a óleo, pintura em porcelana, cerâmica, madeira e xilogravura, participando de vários cursos em São José dos Campos, São Paulo, Jataí - GO, Agudos -SP, Provincetown, MA-US. Faz uma pintura vigorosa utilizando luzes e sombras. As expressões artísticas derivam de um desejo de simbolizar o mundo real em um mundo imaginário. A descoberta da técnica de pintura em Encáustica pela artista mudou radicalmente seu trabalho. As imagens abstratas geradas, ao propor uma experiência estética, sugerem uma ligação com o cotidiano. Detalhes das abstrações contrastam entre si, formando novos elementos visuais e que resultam em diálogos particularmente indagantes sobre a natureza da abstração. A artista procura um novo olhar, cria um universo particular utilizando-se de suas intuições, inserindo assim na pintura um mundo novo, único, vagamente definido, como se fosse uma miragem.


" Conheci Delza num Chá Cultural, onde através de nossa conversa pude ver a adoração que tem pela ARTE no geral. Muito simpática, levou para o evento telas com misturas de cores de um bom gosto fantástico, por isso, resolvemos apresentar em nosso Blog essa Artista Joseense que promete levar a Arte Valeparaibana além das fronteiras brasileiras. "
                                                                                                     Márcio Carneiro

Entrevista Exclusiva para o Blog História da Arte!!!

Desde quando você percebeu seu talento para a pintura?

Desde criança tive contato com Arte; estudei piano, ballet, e sempre gostei das aulas de Educação Artística no colégio, porém, comecei a me interessar realmente por pintura aos 14 anos quando conheci uma senhora alemã, com quem tive aulas de pintura em tela por um ano. A partir daí fui procurando cursos de cerâmica, porcelana, pintura em madeira e gesso, desenvolvendo várias técnicas de pintura. 

Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento?

A primeira pessoa que acreditou em meu talento foi uma prima, Artista Plástica, que me ensinou algumas técnicas em que ela trabalhava na época, a partir daí percebeu meu potencial e sempre me incentivou. 


O que te levou a buscar conhecimentos sobre a ARTE?

Na verdade, sempre tive contato com Artes de um modo geral, pois na família tenho vários parentes envolvidos com música, fotografia, escultura e pintura em tela. Isso aguçou minha curiosidade. Também tive oportunidade de conhecer vários museus e galerias de arte pelo Brasil, EUA e Europa e sem dúvida isso tudo fez muita diferença na vontade de fazer Arte, tudo faz parte da formação, faz com que hoje eu tenha um olhar crítico em relação a todas as Artes.


Como foi o inicio do seu aprendizado?

Creio que já contei isso na pergunta anterior; não tenho formação em Belas Artes, estudei 3 anos de psicologia , só mais tarde procurei cursos diversos na área.

Para você o que é indispensável em uma tela?

Em minha opinião, Arte, não se define pela beleza, mas acho que é imprescindível que o observador seja tocado de alguma forma.


Como define seu estilo?

Eu defino meu estilo como sendo Contemporâneo.




Hoje, existem muitos conceitos, técnicas, estilos, etc. Porem todos caminha para um afunilamento chamado Arte. Neste ínterim o que considera que seja Arte e o que definitivamente não é ARTE?

Como já disse, a Arte não se define pela beleza, embora eu creia que Arte deva ser bela pois deverá fazer parte de um acervo particular ou de órgãos públicos, enfim, onde quer que esteja deve fazer com que as pessoas se sintam satisfeitas, felizes a cada vez que olhar para a suas obras. Não considero Arte a repetição de obras já que em minha opinião uma obra de Arte deva ser única.


Existe alguém, algum Mestre a quem você se espelhou? Fale-nos sobre ele.

Há vários mestres da pintura que fazem diferença no meu pensar dentre eles: Vincent van Gogh, Cezane, Monet, e vários da atualidade como Carlos Vergara que é um artista dos que tenho em mais alta consideração pela sua extensa obra a qual admiro muito; Tomie Ohtake, que me transmite paz e ao mesmo tempo dinamismo, suas obras são incrivelmente criativas, e sua vitalidade me serve de exemplo; Carlos Araújo que consegue transcender com toda delicadeza das imagens e do conteúdo das obras bíblicas, modernidade com muito respeito a tudo o que é sagrado; e finalmente Arcângelo Ianelli, que com toda simplicidade no seu viver conseguiu transmitir o belo em grandes obras reconhecidas.


Como descobriu a técnica da Eucástica?

A técnica da Encáustica é muito antiga, já utilizada na Grécia, Egito, Roma há mais ou menos 2500 anos já comprovadamente, ainda há indícios de obras encontradas datadas de 5000 anos, mas não comprovadamente. Numa visita ao Metropolitan Museum vi pela primeira vez obras feitas em encáustica numa mostra da história do Egito, nunca me esqueci das belas obras, mas isso era muito distante....muitos anos mais tarde comecei a pesquisar e procurar curso da técnica.

Fale um pouco sobre ela.

O processo de pintura na técnica de Encáustica requer muita habilidade e paciência, pois envolve o uso de uma mistura composta por cera de abelha derretida, aglutinante, pigmentos, endurecendo logo após a sua aplicação, seja em tela, madeira, cerâmica ou outros meios, por isso se torna difícil á utilização. É de inegável beleza o resultado. A grande versatilidade da técnica permite ao artista explorar diferentes efeitos. O artista que se utiliza de outras técnicas não consegue obter os resultados diferenciados que se tem com a Encáustica.


Porque decidiu trabalhar com ela com mais primor?

Não me utilizo apenas desta técnica, mas decidi desenvolve-la mais pelos resultados que me agradam muito.




Em que se baseia e se constitui essa técnica?

A técnica da Encáustica se baseia na utilização de aglutinantes com pigmentos que podem ser utilizados “a frio”, ou a “a quente” quando se utiliza algum meio de aquecimento para modificar o estado químico da pintura que se transforma tomando outra forma.


Qual a sua durabilidade?

A durabilidade da Encáustica é de muitos séculos como já foi mencionado anteriormente.

Ela pode ser definida como técnica abstrata?

Não, cada pode trabalhar a Encáustica da maneira que quiser, há muitas Igrejas na Europa que têm suas pinturas nesta técnica, é muito versátil.


Qual o papel da Arte na sociedade?

Creio que uma das funções da Arte é trazer conforto emocional e paz espiritual às pessoas Gosto da definição de Sigmund Freud (pai da Psicanálise) de que ‘Arte, como os sonhos, é uma forma privilegiada de acesso ao inconsciente. O inconsciente coletivo precisa muito de expressão. Em qualquer sociedade, espaço de expressão criativa é fundamental, para o sentimento de “pertencer”. A meu ver um antídoto para entre outras coisas a violência. Ao certo, é que desde sempre o papel da Arte dos povos é servir de demarcador da identidade cultural.

Qual a sua trajetória profissional?

Minha trajetória profissional começou em 1991, quando me dediquei ao artesanato através da pintura em madeira e gesso,onde permaneci 2 anos. Em 2004 retornei à pintura em tela; desde então venho adquirindo conhecimento através de cursos livres e workshops que veem acrescentando conhecimento.


Quais seus projetos futuros?

Eu tenho a pretensão de aprofundar-me em todas as técnicas de gosto muito como a Encáustica, Mista e Xilogravura. Quero levar meus trabalhos a outros locais divulgando minha obra . Pretendo ministrar workshops da técnica da Encáustica, para isso estou preparando todo o material. 





Obras da Artista Disponível em Seu ateliê e nas Lojas: loja Ycom - São José dos Campos,  loja Top Design - São José dos Campos e loja Dogma Interiores em Jataí -GO. 
Contato: Contato: delzalangeani@yahoo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário