Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto Pangaea, 3º edição - Taubaté SP


Cultura e Arte
Projeto Pangaea apresenta exposição fotográfica e exibição de documentários sobre aspectos da cultura carioca no Centro Cultural de Taubaté
Ações gratuitas do programa de intercâmbio cultural entre o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba
A terceira edição do Projeto Pangaea apresenta atividades de diversas linguagens artísticas com propostas bem definidas e, duas delas foram direcionadas para o Centro Cultural de Taubaté: a exposição fotográfica envolve cinco fotógrafos - um francês, um pernambucano, uma paulista e dois cariocas – que abordam temáticas distintas sobre a cultura carioca. Além da mostra de documentários que tem a mesma proposta. Ambas têm o próprio idealizador do projeto, Deyves Martins, como curador e fazem parte dos programas de ação social e intercâmbio cultural propostas por esta edição.
Os interessados na exposição fotográfica poderão conferir registros do francês Joa Azria, que nos apresenta grandes nomes da música carioca, tais como: Luiz Melodia, Elsa Soares, Ney Matogrosso, Letuce, entre outros tantos. Poderão também entrar em contato com o cotidiano através das imagens de Marcelo Mirrela, que é um fotógrafo muito conhecido na noite por documentar eventos no Circo Voador, Fundição do Progresso, além de diversas outras casas de espetáculos renomadas.
Através do olhar sensível de Ana Colla, irão contemplar a encantadora beleza noturna da cidade maravilhosa, Ana é uma profissional da fotografia que faz a cobertura do São Paulo Fashion Week há uma década, recentemente fez a cobertura da última edição do Rock in Rio e também contribui para colunas dos jornais O Globo e Jornal do Brasil; além de prestigiar o trabalho Parte do Movimento, do jovem e talentoso fotógrafo Felipe Felizardo, que registra de modo interativo e espontâneo as nuances do dia-a-dia da cidade e, por fim, apreciar o trabalho artístico de J.Tomaz intitulado Fragmentos de Postais, cuja produção se dá através de montagens e sobreposições a partir de registros feitos na região central da cidade cartão postal do Brasil.
A mostra de documentários tem como objetivo envolver o público vale paraibano e apresentar uma pequena parcela do cotidiano carioca, além de explorar a musicalidade e contar um pouco da história local, desde cidadãos comuns até profissionais da arte.
A abertura, que foi adiada devido ao feriado do dia das crianças, acontece no dia 18 de outubro, e será exibido o documentário Complexo – Universo Paralelo, que foi eleito o melhor filme de direitos humanos em Los Angeles, Nova Iorque e Londres pelo Artivism Film Festival, além de ter participado da seleção oficial do Festival de Cinema do Rio de Janeiro e Doc Lisboa ’10. O filme é uma produção de dois irmãos portugueses que vivenciaram a ocupação do complexo do alemão pelas forças nacionais, polícia militar e forças especiais. Neste documentário, que tem quatro personagens principais, Dona Célia, Seu Zé, MC Playboy e osTraficantes, os irmãos retratam a essência dos moradores e nos contam peculiaridades da história do local até detalhes do terror vivido com a ocupação. Simplesmente imperdível e a entrada é gratuita: prestigie!
Além deste documentário, a programação ainda conta com L.A.P.A.:um filme sobre atransformação do bairro da Lapa em que artistas como Marcelo D2, BNegão, BlackAlien, Chapadão e outros mostram as raízes do bairro tradicional carioca comsensibilidade e bom humor, além de insistir na arte musical ultrapassando asrestrições tribais de seu assunto. Também o documentário Lixo Extraordinário, que já recebeu diversos prêmios entre 2010 e2011: melhor documentário no Brasil em 2011 e melhor documentário internacionalem países como Estados Unidos e Alemanha em 2010. Filmado entre 2007 e 2009, odocumentário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dosmaiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio deJaneiro.
Além das atividades no Centro Cultural de Taubaté, o ProjetoPangaea também realiza oficinas gratuitas de malabarismo e fotografia paraalunos da rede pública, oficinas de fotografia abertas ao grande público, apresentações musicais de bandas cariocas e de músicos da região, ações sociais e ambientais e muito mais.
Acompanhe o site oficial do Projeto Pangaea, www.projetopangaea.com, e confira toda a programação, veja a biografia dos fotógrafos e algumas fotos que estão expostas; sinopse e trailer dos documentários e muitas outras informações.
Serviço
Exposição fotográfica CarioCult
Data: 7 de outubro até 6 de novembro.
Horário: segunda a sexta: 09h até12h e 14h até 18h.
Onde: Centro Cultural Municipal deTaubaté – Praça Coronel Vitoriano, 1, Centro, Taubaté.
Valor: Entrada franca.
Classificação: Livre.
Exibição de Cinema CarioCult (curtas e longas)
Data: Terças (18 e 25 de outubro e 1 de novembro).
Horário: 19h.
Onde: Centro Cultural Municipal deTaubaté – Praça Coronel Vitoriano, 1, Centro, Taubaté.
Valor: Entrada franca.
Vagas: Limitadas a 150 pessoas.
Classificação: 16 anos.
Sobre a exposição fotográfica
Release, fotos e outras informações.
http://www.projetopangaea.com/exposicoes-fotograficas/exposicao-fotografica-rio/
Sobre a exibição de cinema (curtas elongas)
Programação, sinopses outras informações.
http://www.projetopangaea.com/exibicao-cinema/mostra-cinema-sobre-cultura-carioca/
Imprensa Projeto Pangaea
Deyves Martins
12 3424 1557 | 12 9603 6649 | 12 9121 2226
Imagens divulgação em alta resolução: www.projetopangaea.com/imprensa
E-mail: imprensa@projetopangaea.com
www.projetopangaea.com
Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Taubaté
SETUC Secretaria de Turismo e Cultura
Centro Cultural Municipal de Taubaté(12) 3625-5140 
centrocultural@taubate.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário