Antes de a estátua ser inaugurada, surgiram idéias para construção de outros monumentos no local.
O diretor do Ginásio Taubateano, professor Teodoro Corrêa Cintra, sugeriu a criação de um monumento com homenagem ao escoteiro, enquanto o Bispo Diocesano Don Francisco da Borja, presidente da Comissão Organizadora do levantamento da estátua, decidiu que o homenageado deveria ser São Francisco, padroeiro da Diocese.
Uma das primeiras providências foi procurar um escultor para erguer o monumento. Foi encontrado o Sr. Octaviano Papaiz, da cidade de Campinas, que mostrou entre várias obras, a figura de um Cristo igual ao do Corcovado, que estava disponível em suas oficinas. Como a estátua de São Francisco exigia encargos financeiros que dificultaria a execução na época, o bispo concordou em construir a estátua de Cristo Redentor.
A Rádio Difusora lançou o programa “Minuto Azul da Ave Maria”, para trazer idéias sobre o levantamento da estátua. O sucesso do programa atingiu várias regiões do país, na qual começaram a aparecer contribuições de todos os lados.
Um dos primeiros imprevistos na construção da estátua foi o arcabouço de aço que causava conseqüências desagradáveis. O Dr. Urbano Alves de Souza Pereira, que começou a fazer parte da comissão, observou a resistência do terreno com 8 estacas de concreto. Ele aumentou o estaqueamento para 16 unidades, construindo uma torre de cimento armado que adaptou as peças.
Parte da Cabeça do cristo redentor antes de ser colocada
A estátua do Cristo Redentor passou a ser um dos principais pontos turísticos de Taubaté, localizada em umas das colinas urbanizadas que fica no Sul, após a Rodovia Presidente Dutra. O panorama apresenta uma vista geral do município, parte do Vale do Paraíba, além de ter ao fundo, a Serra da Mantiqueira e a Garganta do Piracangaguá.
Fonte: http://www.guiataubate.com.br/canais/pontoturistico,3,alto-do-cristo-redentor.html
http://cidalemos.wordpress.com/2010/05/18/fotos-antigas-de-taubate/
Estou pesquisando informações sobre a estátua do Cristo Redentor de Taubaté e aqui encontrei quase tudo o que estou precisando. Falta a data de início das obras e outras benfeitorias que foram feitas na praça que circunda o monumento. Meu nome é Luiz Sergio Do Prado, nascido e morador em Taubaté. Fundador do grupo no Facebook "TAUBATÉ DO PASSADO AO PRESENTE". Obrigado!
ResponderExcluir