Pintor russo, nascido em Saratov, em 1849. Matriculou-se na Academia de Belas Artes em São Petersburgo com a idade de 14 anos. No início da carreira, Harlamoff pintou temas militares, gênero e assuntos religiosos, copiando pinturas de Rembrandt, como Lição de Anatomia na Mauritshuis, em Haia. Tornou-se um pintor respeitado por importantes personagens da época, tais como o czar Alexandre II, o príncipe San Demidoff-Domato Tourgueneff e Ivan. Ao ganhar uma medalha de ouro e uma bolsa de viagem em 1868, com a pintura intitulada O Retorno do Filho Pródigo, Harlamoff foi a Paris, onde permaneceu trabalhando com o grande retratista e professor na École des Beaux-Arts, Léon Bonnat. O talento de Harlamoff logo se tornou notório, como quando Emile Zola avaliou o retrato de Ivan Turgenev como um dos melhores trabalhos do Salão de Paris de 1876.
O tema que mais o destacou na pintura foram os que representavam a beleza e a inocência de jovens camponesas, tão popular entre os artistas do final do século XIX. Usava frequentemente flores como simbolismo da inocência de curta duração da juventude. Preservou também o ambiente da Rússia nos detalhes, como um vestido ou características faciais.
A data e o local de sua morte são controversas: na literatura, indica-se Paris,em 1922. Outros acreditam que morreu em Saratov, na Rússia. Em 2005, uma pintura assinada por ele, datada de 1923, foi descoberta em uma coleção particular.
GALERIA HARLAMOFF
Nenhum comentário:
Postar um comentário