Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A arte de vassili perov


Vasily Grigorevich Peróv nasceu em Tobol'sk (foto abaixo)(cidade para onde foi exilada a família do úlitmo tzar da Rússia), em 02 de janeiro de 1834 (21 de dezembro de 1833 pelo antigo calendário) e morreu em 10 de junho (29 de Maio) de1882

 .  

Seu sobrenome real era Kridener, já que ele era filho ilegítimo do procurador geral de Tobol'sk.Perov foi um dos membros fundadores do movimento realista russo conhecido como "Peredvizhniki" (Os Peregrinos), que realizava exposições itinerantes em protesto contra restrições acadêmicas impostas então pela monarquia e formaram uma cooperativa de artistas, que em 1870 se transformou na "Confraria das Mostras Peregrinas de Artes". Dela participavam, além de Peróv, Iliá Repin, Ivan Karmskoi, Nikolai Ge, apenas para citar alguns dos nomes mais notáveis e de maior destaque.Este não é o primeiro post que faço sobre este artista, um dos que mais aprecio, o que justifica que volta e meia eu retorne a ele. Se destacou muito, também, como retratista (a seguir, seu auto-retrato).

  

O retrato mais famoso de Dostoievski é exatamente de autoria de Peróv. Foi feito em 1872, em óleo sobre tela, de 99 x 80,5, tela pertencente à coleção da Tretyakovskaya Galeria, de Moscou.


Peróv fez este retrato durante o tempo em que o grande mestre de São Peterburgo trabalhava seu romance "Os demônios" e o artista passou para o retrato as características psicológicas do drama, ou seja, o contraste entre a pessoa concentrada, com o rosto frio, imóvel, demonstrando um sofrimento 'glacial' e as mãos cruzadas fortemente, lembrando o período em que esteve sob algemas.A mulher de Dostoievski disse, certa vez, que "Perov captou "o minuto da criação" do escritor, como se ele estivesse olhando para dentro de si mesmo.
Outras obras de Peróv:
- O músico cego - 1864

A Peregrina

Escritor russo Vladimir Dalya - 1872

- A tocadora de realejo parisiense: 1864

- O violonista solteirão: 1865 

"Savoyard" - 1863

- Troika: 1866

- A Afogada-1867

- O Botânico: 1874

- A menina e a jarra: 1869

fonte de pesquisa:http://www.tretyakovgallery.ru/ . http://www.hydojnik.ru/. www.yandex.ruhttp://gallerix.ru/

Nenhum comentário:

Postar um comentário