Henryk Siemiradzki, c. 1875
Nome de nascimento Henryk Siemiradzki
Nascido 24 de outubro de 1843
Novobelgorod (agora Pechenegi)
Morreu Agosto 23, 1902 (58 anos)Strzałkowo
Nacionalidade Polonês
Campo Pintura
Movimento Acadêmicas pintor
Obras Tochas de Nero , cortina para o Słowacki Juliusz Theatre em Cracóvia , cortina para o Teatro Lwów
Henryk Siemiradzki (nome completo em polonês : Henryk Hektor Siemiradzki ; 15 nov 1843 - 23 Agosto 1902) foi um polacopintor do século 19 ativas no período de estrangeiros Partições da Polônia , e mais lembrado por sua monumental de arte acadêmica . Ele ficou particularmente conhecido por suas representações de cenas do mundo greco-romano antigo eoNovo Testamento , de propriedade de galerias nacionais da Polónia, Rússia e Ucrânia.
A carreira artística é Siemiradzki
Siemiradzki nasceu de umapolonesa nobre szlachta família de um médico militar, Hipolit Siemiradzki e Michalina ( neePrószyńska) na aldeia de Bilhorod (Białogród), ou Novobelgorod (agora Pechenegi, fontes variar), perto da cidade ucraniana de Kharkiv sob o Império Russo . Seus pais eram amigos próximos com Adam Mickiewiczfamília. Henryk Siemiradzki estudou em Kharkiv Gymnasium , onde ele aprendeu pintura com a professora da escola local, DI Besperchy, ex-aluno de Karl Briullov .Ele entrou na Escola de Física-Matemática da Universidade de Kharkov e estudouciências naturais lá com grande interesse, mas também continuou a pintar.
Depois de se formar pela Universidade com o grau de Kandidat abandonou a carreira científica e se mudou para São Petersburgo para estudar pintura na Academia Imperial de Artes no ano 1864-1870. Após a sua formatura, ele foi premiado com uma medalha de ouro. Em 1870-1871, ele estudou com Karl von Piloty em Munique em uma concessão do Academy. Em 1872 ele se mudou para Roma e com o tempo, construiu um estúdio lá na via Gaeta Avenue, enquanto os gastos verões em sua propriedade em Strzałkowo perto Częstochowa na Polônia .
Em 1873 ele recebeu o título de Acadêmico da Academia Imperial de Artes para a sua pintura de Cristo e uma Sinner , baseado em um verso de Tolstoy . Em 1878 ele recebeu o francês Ordem Nacional da Legião de Honra e uma Medalha de Ouro da Paris justo Mundial para a pintura vaso de flor . Em 1876-1879 Siemiradzki trabalhou em afrescos para a catedral de Cristo Salvador (Moscou) entre os seus outros projetos de grande escala. Em 1879, ele ofereceu uma de suas obras mais conhecidas, a enorme Pochodnie Nerona ( Nero tochas 's), pintado por volta de 1876, para a recém-formada Museu Nacional Polaco . A obra de arte está em exposição na Sala Siemiradzki do Museu Sukiennice na Cidade Velha de Cracóvia , o ramo mais popular do museu hoje. Por volta de 1893 Siemiradzki trabalhou em duas grandes pinturas para o Museu Histórico do Estado (Moscou) e em 1894 produziu seu monumental cortina para o Słowacki Juliusz Theatre , em Cracóvia .
Ele morreu em Strzałkowo em 1902. Ele foi enterrado originalmente em Varsóvia , mas mais tarde seus restos mortais foram movidos para o Pantheone nacional sobreSkalka em Cracóvia .
Muitas de suas pinturas retratam cenas da Antiguidade, muitas vezes as cenas iluminadas pastoral ou composições apresentando a vida dos primeiros cristãos. Ele também pintou cenas bíblicas e históricas, paisagens e retratos. Seus trabalhos mais conhecidos incluem também a cortina pintada para a Lwów Teatro, além do um noSłowacki Juliusz Theatre, em Cracóvia.
Pinturas monumentais do Siemiradzki
Em larga escala Henryk Siemiradzki de telas, influenciado pelo francês Académie des Beaux-Arts , estão em exposição nos museus nacionais da Polónia, Rússia e Ucrânia.
Cristo e Sinner, versão de 1875
Nero tochas 's de 1877
Notas e referências
^ um b Henryk Siemiradzki. Seleção de obras com Biografia e índice,em Artyzm.com. Retirado 24 de outubro de 2011.
^ um b c Ewa Micke-Broniarek, Henryk Siemiradzki. Magazine "Culture.pl".Museu Nacional, Varsóvia , dezembro de 2004.
^ um b c Mgr. Paweł Dudek, Henryk Siemiradzki, incluindo bibliografia. Jan Dlugosz Universidade , 2011 Histmag.org
^ Tomasz Rozum, Henryk Hektor Siemiradzki. Informator Magazyn . N º 89, de 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário