Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cores Primárias

Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar uma gama de cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática

Para combinações aditivas de cores, como em projetores de luz sobrepostos ou em monitores de CRT, as cores primárias normalmente usadas são vermelho, verde, e azul. Em combinações subtrativas de cores, como na mistura de pigmentos ou corantes, como nos impressos, as cores primárias usadas normalmente são ciano,magenta, e amarelo, mas o conjunto vermelho, amarelo e azul é popular entre artistas.  Veja o modelo de cores RGB, o modelo de cores CMYK e o modelo de cores RYB para mais informações nestes conjuntos populares de cores primárias.

Qualquer escolha de cores primárias é essencialmente arbitrário; por exemplo, em um processo fotográfico antigo, autocromo, tipicamente eram usadas laranja, verde e violeta como cores primárias. Entretanto, a menos que quantidades de cores negativas sejam possíveis, a gama será restrita pela escolha das cores primárias.

A combinação de quaisquer duas cores primárias cria uma cor secundária. As cores primárias aditivas mais usadas são as cores secundárias das cores subtrativas primárias mais comuns, e vice versa.

O espectro de emissão que definem as cores primárias aditivas de um monitor colorido CRT. diferente dos sistemas subtrativos que misturam corres vermelha, amarela e azul, ou magenta, amarelo e ciano, os sistemas aditivos como os monitores de computador misturam vermelho, verde e azul para criar todas as cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário