Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Divina Proporção


A secção Dourada
O NÚMERO DOURADO OU A DIVINA PROPORÇÃO


Esta é a qualidade que imprime uma especial harmonia as proporções entre um mesmo ente ou entre vários entes, uma persuasiva aparença de equilíbrio e beleza que aparece como uma constante criativa do Universo e de Deus.
Não foi só o artista clássico que se serviu do Número Áureo ou Numero Dourado, como se fosse uma curiosa excentricidade...
Também a própria natureza “maestra” a quem o artista sempre dirigiu o olhar e sempre se renderá, compraze-se em rubricar a sua criação com a divina proporção!!.
Assim, tanto a espiral da Via Láctea como a do ADN, a proporção entre as falanges dos nossos dedos, a forma em que distintas plantas distribuem o crescimento das suas ramas, os cornos de alguns animais, os tornados, os padrões concêntricos da couve-flor ou do girassol, as pétalas da rosa, as proporções de certos animas, peixes e insectos, entre inúmeros exemplos, respondem a este padrão áureo.


Em corpos harmoniosos, a relação entre a altura total e a altura dos pés ao o umbigo ou entre a longitude da cabeça e a longitude do queixo aos olhos, aproxima-se a 1,618.
A relação entre a altura e largura de um ovo, também se aproxima a Phi… Não seria possível mencionar todos os exemplos nos quais a natureza tece com fios de ouro a trama universal.
Por ter a Inteligência Divina plasmado extensivamente esta lei sobre o mundo, é que nos ficamos subliminarmente predispostos a reconhece-la como reflexo da harmonia, da beleza e da vida. Por este motivo os artistas clássicos privilegiaram o seu uso sobre qualquer outra lei de composição


As pirâmides de Gizeh, o Partenão, a catedral de Notre-Dame, são algumas das obras arquitectónicas que expressam a Divina Proporção.
Incluso a mentalidade profana da modernidade serve-se dela por motivos puramente estéticos uo publicitários, como o demonstram as proporções dos cartões de crédito, as caixas de tabaco o ou o edifício das nações unidas, sem que por isso tais desviassões alcancem outro nível que o de simples e decadentes parodias do propósito original dos números sagrados.

As diferentes secções douradas estudadas por DaVinci, no rosto da Gioconda
COMO DIMENSIONAR UM SUPORTE COM A SECÇÃO AUREA.


Fazendo um arco a través da diagonal de cada quadrado obtem-se a Espiral Áurea, uma das más belas e perfeitas posibilidades da aplicação de Phi.



Subdividindo em ambas direcções os lados do rectângulo principal, podem ser construídas as quatro linhas áureas principias, determinando assim os quatro nervos ou eixos principais de força e significado da composição e que podem ser usadas como referencia para a colocação dos elementos ou partes dos elementos do nosso desenho.

COMO APLICAR A DIVINA PROPORÇÃO.
O objecto principal dum quadro reclamará maior atenção se for colocado Numa das linhas de força verticais.
As folhas das árvores arrancadas pelo vento, as aves em voo, o curso de um rio, ou as ondas do mar, podem ser dispostas na composição de forma que insinuem os contornos da espiral áurea.
Um rosto resultará mais harmónico se for realizado um estudo das suas proporções áureas.As possibilidades excedem desmessuradamente os exemplos básicos aqui expostos. Pedimos ao leitor que amplie e aperfeiçoe este conhecimento mediante livros e investigação, e que acompanhe esta procura com o olho do coração virado ao espelho da natureza para desnudar a sua secreta poesia.

Fonte:http://www.amopintar.com

Um comentário: