Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Três mitos sobre criatividade


A maioria concordaria em dizer o maravilhoso que é ter criatividade, no entanto, ninguém consegue-se por de acordo no momento de descrever o que é realmente a criatividade e quem a tem. 
De acordo com o dicionário, a criatividade é a capacidade de criar e se caracteriza pela originalidade e expressividade.
Um pouco genérico, mas funcional. De qualquer forma demos uma olhada em relação aos "três mitos da criatividade."

1. Criatividade é um dom possuído por uns poucos escolhidos.
Pessoalmente, não acredito nisto. Estou convencida que a criatividade é algo normal que nasce com cada ser humano.
Seguindo a linha de Deepak Chopra "pura potencialidade". Cada um de nós nasceu limpo e com a potencialidades de se desenvolver num ser criativo.
Fazemos escolhas criativas todos os dias, e usando um pouco de imaginação, podemos estimular a nossa própria criatividade, toda vez que temos que decidir o que vestir, o que fazer para o jantar, ou como serão os cortinados da nossa cozinha. Criatividade não diz respeito apenas aos artistas!.

2. Criatividade exige talento, e se você não o tiver, esqueça!
Talento tem duas definições; uma habilidade natural ou uma capacidade desenvolvida.
A habilidade natural pode ser uma característica física que facilita a fácil realização de uma actividade, a capacidade pode ser desenvolvids, se sujeita a estudo a uma idade precoce.
De qualquer maneira, não há nada que impeça a uma pessoa média, desenvolver habilidades criativas a um alto grau. Arte envolve o domínio das capacidades, que vem das práticas e dos conhecimentos, que por sua vez provem do estudo. Uma vez que a pessoa tem as habilidades e os conhecimentos, tem a liberdade para ser mais espontâneo e criativo.

3. Criatividade inicia-se na infância, e se você não começou, então, é tarde demais.
Não é verdade. Infelizmente, há muitos obstáculos à criatividade no início da vida, desde a desaprovação familiar até às críticas na escola. As crianças são facilmente desencorajados ou desviadas para outras actividades. E muitas vezes por circunstâncias individuais, são sacrificadas as paixões pelas actividades remunerativas.
Eu acredito que a criatividade é uma escolha. Você pode ser praticamente qualquer coisa que você decidir-se, se trabalhar forte e o suficiente, nunca demasiado tarde para criar.

Fonte:http://www.amopintar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário