Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O cerebro e as Artes.

Uma explicação simples relacionada com o lado direito ou esquerdo do cérebro e a sua relevância para os desenhadores e pintores.Como e bem conhecido hoje em dia, o nosso cérebro está dividido em dois hemisférios, o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo e cada um deles controla o lado oposto do nosso corpo
O conceito do pensamento associado ao lado direito e ao lado esquerdo do cérebro deve-se ao psico-biologista Americano Roger W Sperry. Ele descobriu que o ser humano tem duas formas bem diferentes de processar informação, pensar e memorizar.
Uma associada ao lado direito do cérebro é visual e processa a informação de forma intuitiva e simultânea olhando em primeiro lugar á generalidade e depois aos pormenores. A outra forma, associada ao lado esquerdo do cérebro é verbal e processa a informação de forma analítica e sequencial olhando em primeiro lugar ás peças individual e unificando depois cada peça ate obter uma visão global.
Sperry foi premiado com o Nobel em 1981 pelo seu trabalho de investigação.
De que forma esta informação é de relevância para os artistas?Quando um artista se prepara para começar a pintar, ele precisa da habilidade de visualizar na sua mente o resultado final., depois começa a desenvolver a obra em detalhe, escolhendo as cores adequadas, colocando as sombras e luzes, e trabalhando vários pormenores em conjunto e ao mesmo tempo Isto significa que o hemisfério direito esta a trabalhar processando a informação do geral ao particular, do volume ao detalhe. E processando toda a informação em simultâneo.
No entanto, ao mesmo tempo o artiste deve ser capaz de olhar criticamente para o seu trabalho, e neste caso é o hemisfério esquerdo do seu cérebro a processar a informação.
Descobrindo qual é o nosso tipo de pensamento dominante, se aquele processado pelo lado direito ou esquerdo do cérebro, podemos deliberadamente desenvolver o lado direito em benefício das nossas capacidades para desenhar e pintar em lugar de trabalhar automaticamente sem consciência
O que é melhor,...ter mais desenvolvido o hemisfério direito ou o esquerdo do cérebro?Embora o maior desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro ou lado intuitivo esteja associado a criatividade, não há pior ou melhor…são simplesmente duas formas de pensamento, o pensamento intuitivo e o pensamento analítico.
O importante é saber que há duas formas de abordagem do pensamento e que pode ser evidenciado observando as nossas atitudes e preferências naturais, se formos mais verbais expressivos (hemisfério esquerdo) que visuais (hemisfério direito) deveremos estar abertos a novas abordagens que deliberadamente nos aproximem ao desenvolvimento das nossas capacidades artísticas para a pintura a o desenho á maneira do lado direito.

Fonte:http://www.amopintar.com

Um comentário:

  1. Mário, li o artigo e adorei. Até me expliquei, desenho, escrevo, me alimento e acarecio com a direita, entretanto só sei trabalhar com o mouse com a mão esquerda e nada mais consigo fazer com ela, a não ser usar o relógio.

    ResponderExcluir