Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tudo sobre Arte Bizantina: Mosaicos, Pinturas, Cultura e Arquitetura

Tudo sobre Arte Bizantina: Mosaicos, Pinturas, Cultura e Arquitetura


……………Como pudemos ver no post sobre o Império Bizantino, a região Oriental do antigo Império Romano se desenvolveu bastante ao longo da Idade Média e sua queda marcou o início da Idade Moderna. Com a capital em Bizâncio e depois Constantinopla, o Império Bizantino foi marcado pelo encontro de culturas, o que tornou sua arte bastante característica.
……………A região sofreu fortes influências da Grécia e de Roma. No início a arte tinha como objetivo exaltar o Imperador mostrando-o como representante de Deus na terra. Dessa forma ela legitimava o seu poder e mantinha o Estado centralizado, uma característica do Império Bizantino.


……………Por ter esse caráter a arte era regrada. Uma série de convensões era impostas aos artistas que não tinham muita liberdade de expressão. Todos os gestos, posições, expressões e símbolos eram impostos. Por isso as autoridades sempre apareciam de frente demonstrando respeito.
……………Outra característica da arte bizantina eram os mosaicos. Como eles não tinham um amplo conhecimento em perspectiva, as imagens não tinham noção de profundidade. Ainda assim os trabalhos eram sempre muito bem elaborados e demonstravam toda a técnica dos bizantinos.



……………Os mosaicos ornamentavam as igrejas e representavam cenas bíblicas. Assim eles enfeitavam e ajudavam os fiéis, boa parte analfabetos, a conhecerem a vida de Jesus Cristo.
…………..As pinturas tinham uma técnica conhecida como encáustica onde a superfície a ser pintada era revestida com uma camada de tinta dourada antes de receber a imagem. Isso tornava o trabalho mais sofisticado. Com as obras de Justiniano, as imagens realçavam o luxo das construções e das riquezas.


……………Por fim podemos resumir a arte bizantina como: mosaicos, pinturas majestosas, muito dourado, prédios espaçosos e cores intensas. Para se ter um exemplo é só dar uma olhada nabasílica de Santa Sofia, grande marco do Império Bizantino.

Um comentário:

  1. Greetings from Finland. This, through a blog is a great get to know other countries and their people, nature and culture. Come take a look Teuvo images and blog to tell all your friends that your country flag will stand up to my collection of flag higher. Sincerely, Teuvo Vehkalahti Finland

    ResponderExcluir