O Expressionismo se manifestou no final do séc. XIX com alguns artistas como o Norueguês Eduard Munch, o Austríaco Gustav Klimt e o Belga James Ensor.
No inicio do séc. XX surgiu um grupo de Expressionistas na Alemanha, chamado de "Die Brucke", a ponte. Dentre os grandes nomes, podemos citar Kirchner, Nolde, Heckel e Schimidt-Rottluff.
O movimento ocorreu principalmente no norte da Europa. Influenciados pela arte de Van Gogh, pelo Fauvismo e pela arte Africana, o Expressionismo se caracterizou por utilizar formas exageradas e distorcidas, combinadas com linhas simplificadas e cores estridentes. Esses artistas sentiam um forte desejo de expressarem seus sentimentos e emoções.
Barlach e Lehmbuck foram os líderes da escultura no Expressionismo Alemão. Quase simultaneamente, a Áustria produziu dois extraordinários pintores (Kokoschka e Shiete). Os elementos sociais foram desenvolvidos por Beckmann e Principalmente por Grosz, que costumava fazer sátiras políticas.
Entre as influências do Expressionismo, estão a escultura gótica Germânica, a escultura Africana e a arte de El Greco, que atingiu o expressionismo com uma extrema deformação emotiva em sua arte.
FONTE: JORNAL A TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário