Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Romantismo

O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas ultimas décadas do século XVIII na Europa que manteve-se por grande parte do século XIX. A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo. Foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, refletindo assim o estado de espírito do autor. As cores se libertaram e fortaleceram, dando a impressão, às vezes, de serem mais importantes que o próprio conteúdo da obra. A paisagem passou a desempenhar o papel principal. A natureza estava presente desde as estações do ano, como formas de passagens, à tempestades, ou dias de muito sol
Jonh Constable, nasceu em 11 de junho de 1776, estudou na Dedham Grammatica Schoolarius e quando deixou o colégio trabalhou um período com seu pai. Em 1799 convenceu seu pai a mandá-lo para Royal Academy em Londres para estudar arte. Foi um dos maiores nomes do Romantismo inglês, buscava efeitos inusitados de atmosfera e luz. O céu, principalmente, o encantou devido às mudanças de luminosidade na natureza.
Constable, que fez da natureza seu tema principal, preferia pintar ao ar livre e nas suas telas tentava moldar as alterações nas condições da natureza tal como ocorriam: névoa, chuva fina, sol tênue, umidade. Um dos quadros mais bem aceitos pela crítica foi “O Carro de Feno”, que lhe valeu a medalha de ouro da Academia. Quando Constable expôs em Paris no Salão de 1824 seus trabalhos foram considerados “a própria natureza”.
Faleceu em 1837 e foi um inspirador fundamental para os pintores do Romantismo e pintores de paisagem de forma geral.


Obras
A Carroça do Feno
Stonehenge
Castelo de Hadleigh
A Catedral de Salisbúria Vista do Jardim do Bispado
Estudo das Nuvens em Hampstead
A Fazenda de Glebe
O Campo de Milho
O carro de feno – National Gallery - Londres

A Catedral de Salisbury –vista do jardim do bispo (1823)


Bibliografia e Links
http://pt.wikipedia.org/wiki/John
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_romantismo
http://www.historianet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário