Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Arte Brasileira

Arte Brasileira

Já havia manifestações quando os europeus o descobriram, em 1500. Os indígenas brasileiros praticavam a pintura ritual do próprio corpo, eram exímios artesãos, trabalhando em madeira, pluma ou fibras vegetais, possuíam uma arquitetura simples, adaptada às condições climáticas das regiões que habitavam e produziam esplêndidos objetos de cerâmica, tanto para fins utilitários, como para fins cerimoniais .
Nos séculos dezesseis e dezessete as primeiras manifestações de pintura do Brasil-colônia foram surgindo em igrejas e conventos, não só sob a forma de painéis com temas religiosos, mas também de imitações pictóricas de talha.
A Segunda Guerra Mundial provoca uma interrupção por contatos dos artistas brasileiros com a arte internacional, embora já vivesse no Brasil uma série de artistas estrangeiros. Terminado o conflito, os tempos melhorariam em consequência sobre tudo da alta do preço do café no exterior e do impulso da industrialização no Eixo São Paulo-Rio.
Nesse processo cultural a tônica foi dada pela cultura européia, o que se reflete também na produção de bens utilitários na colônia. Porém a influência das culturas negra e indígena aparece principalmente nos objetos de cunho mais popular: cerâmica e cultária. Do escasso mobiliário indígena, uma das poucas coisas que restaram foi a rede de dormir a peça mais comum nos alpendres e varanda das moradias contemporânea, de norte a sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário