Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Edvard Munch


A Criança Doente 1885 - 1886
Óleo sobre tela 119,5 x 118,5 cm

Edvard Munch nasceu no dia 12 de Dezembro de 1863 em Loten na Noruega e foi o segundo filho homem do Dr. Chris­tian Munch e de sua mulher Laura Cathrine. Munch tinha três irmãs (Sophie, Laura e Inger) e um irmão, Andreas. Em 1864, a família mudou-se para a cidade de Christiania (hoje chamada Oslo). No ano de 1868, a mãe de Munch morre de tuberculose. A irmã dela, Karen Bjolstad, as­sume o governo das atividades do lar. Sophie morre em 1877, aos quinze anos, vítima, também, da tuberculose. Munch começa a estudar enge­nharia em 1879. Mas um ano depois desiste dos estudos e decide ser pintor. Estuda arte e em agosto freqüentando a Academia de Desenho de Oslo, vende dois quadros e pinta o seu primeiro auto-retrato.
Em 1882 aluga um estúdio em Oslo conjuntamente com seis outros estu­dantes de arte. Christian Krohg super­visiona o trabalho deles. Um ano depois, exibe pela primeira vez na Expo­sição de Outono de Oslo. Visita a Academia de Pintura plein air de Frits Thaulow, em Modum.
Estabelece contato com o Movi­mento Artístico e Literário Boêmio de Christiania: Jaeger, Krohg, Jensen-Hjell. Conhece Milly Thaulow e ganha a primeira bolsa de estudo. No ano de 1885, expõe na Exposição Mundial de Antuérpia. Em Paris estuda no Salon e no Louvre. É influenciado por Manet. Passa o Verão em Borre e o Outono em Oslo. Inicia três obras da maior importância: A Criança Doente, O Dia Seguinte e Puberdade. A Criança Doente escandaliza o público na Exposição de Outono de Oslo.

Dia de Primavera em Karl Johan -1890
Óleo sobre tela - 80 X 100 cm

A sua primeira exposição individual, em Oslo (de 110 obras), suscita o interesse de alguns quadrantes. Passa o Verão em Asgardstrand onde, de agora em diante, começa a passar os Verões. Ganha uma bolsa de estudo estatal. Em Paris freqüenta a Escola de Arte de Léon Bonnat.
O pai de Munch morre em Novembro de 1889. Muda-se para St. Cloud, um subúrbio de Paris, e renuncia ao Naturalismo no seu manifesto de St. Cloud. Continua na escola de arte de Bonnat. Em Maio de 1890, de volta a Oslo, pinta Dia de Primavera em Karl Johan), em estilo Neo-Impressionista. Passa o Verão em Asgardstrand e em Oslo. Ganha uma segunda bolsa de estudo estatal. Vai para Le Havre em Novem­bro de 1890, onde passa dois meses no hospital. Em Janeiro do ano seguinte, vai para Nice e, em Abril, para Paris, onde vive na Rue Lafa­yette. No final de Maio volta a Oslo. Ganha a terceira bolsa de estudo estatal. Passa o Outono em Nice trabalhando no Friso da Vida.
Regressa a casa na Primavera de 1892 e passa o Verão em Asgardstrand. Deixa de expor na Exposição de Outono de Oslo. Exibe em Berlim, mas obtém uma recepção antagônica e chocante por parte da imprensa e do público, a expo­sição é encerrada uma semana depois. Entra em contato com o círculo literário do Porquinho Preto em Berlim: Strind-­berg, Meier-Graefe, Przybyszewski. Expõe em Copenhaga, Dresden, Muni­que e Berlim. Trabalha arduamente no Friso da Vida e pinta O Grito.

Rue Lafayette - 1891
Óleo sobre tela92 X 73 cm

Em Berlim faz as primeiras gravuras a água-forte. Vai para Oslo em Maio de 1894 e é publicada primeira mono­grafia sobre Munch. Continua o Friso da Vida: Cinzas, Os Três Estádios da Mulher(Esfinge) e Madona. Expõe em Estocolmo e Berlim. Primeiras litografias.
Visita Paris, em 1895, duas vezes. É influenciado por Toulouse-Lautrec, Bonnard e Vuillard. Edição de oito gravuras a água-forte. Passa o Verão em Nordstrand e em Asgardstrand. Morre seu irmão Andreas.Passa a Primavera de 1896 em Paris. Xilogravuras e litografias a cores são editadas pela primeira vez. Expõe no Salon des Indépendants. Ilustra o programa para Peer Gynt de Ibsen e para uma edição de Les Fleurs du Mal de Baudelaire. A sua exposição no Salon de l’Art Nouveau é revista por Strindberg.
Volta em 1897 para Paris. No Verão compra uma casa em Asgardstrand. Faz uma exposição em Oslo (85 quadros) que foi bem acolhida. Em 1898 vai para Copenhaga, Berlim e Paris. Participa no Salon des Indépen­dants. Faz as ilustrações para um número especial da revista Quickborn, dedicada a Munch e a Strindberg. Passa o Verão em Asgardstrand e conhece Tulla Larsen.
Estadias em Berlim, Paris, Nice e depois em Florença e Roma onde estuda Raphael. Passa o Verão em Nordstrand e Àsgârdstrand. Primeira versão de Raparigas na Ponte. Expõe na Bienal de Veneza e em Dresden. Passa o Outono e o Inverno em Gudbrands­dalen. Em Março de 1900 vai para Berlim e de lá para um sanatório suíço. Completa o Friso da Vida. No Inverno de 1901 pinta paisagens em Nordstrand.
Passa o Inverno e a Primavera de 1902, em Berlim. Exibe o Friso da Vida completo na Sezession Berlinense. Conhece o colecionador Dr. Max Linde, autor de um estudo sobre Munch. Em Asgardstrand faz uma tentativa dramática para se separar de Tulla Larsen. Primeiro trabalho fotográfico. Termina o ano em Berlim. Gustav Schiefler começa a cata­logar o trabalho gráfico de Munch.

Auto-Retrato com Garrafa de Vinho1906
Óleo sobre tela - 110,5 X 120,5 cm

Primeira exibição na Galeria Cassirer em Berlim, a partir de 1903. Lindo encarrega-o de executar um friso para o quarto dos seus filhos na sua casa, em Lubeque. Depois viaja para Oslo e Berlim outra vez.
Em 1904, Cassirer (Berlim) adquire em exclusivo os direitos alemães dos tra­balhos gráficos de Munch e Commeter (Hamburgo) faz o mesmo com os seus quadros. Seguem-se numerosas expo­sições. Torna-se membro da Sezession Berlinense. Expõe 20 quadros na Sezession Vienense. Participa no Salon dos Indépendants, em Paris. A Academia de Arte Weimar coloca um estúdio à sua disposição. Verão em Asgardstrand. Expõe em Copenhaga. Passa Novembro em Lubeque. Linde recusa o friso.
Expõe retratos na Galeria Cassirer em 1905. Mostra de 75 quadros em Praga, incluindo a primeira sequência do Friso da Vida. Inverno em Bad Ilmenau e Bad Elgersburg (na Alemanha) para acalmar os nervos e combater o seu alcoolismo.
Do Inverno até ao Verão está em Turíngia e Weimar, durante o ano de 1906. Desenha o cenário paraFantasmas de Ibsen e Hedda Gabler para o teatro de Câmara de Max Reinhardt em Berlim. É-lhe encomendado um friso para o salão oval do Teatro de Câmara.
Termina, em 1907, o Friso Reinhardt, mas este continua inacessível ao público e os quadros são vendidos mais tarde. Abril em Estocolmo. Verão e Outono em Warnemünde. Expõe na Galeria Cassirer com Cézanne e Matisse. Conhece Emil Nolde.

O Grito - 1893
Óleo, Têmpera e Pastel em Cartão
91 X 73,5 cm

No inverno de 1908, fica em Berlim, Primavera e Verão em Warnemünde. Morre Àse Norregârd. Expõe com Brücke em Dresden. No Outono tem um esgotamento nervoso em Copenhaga. Passa metade do ano numa clínica. É feito Cavaleiro da Ordem Real Norueguesa de Santo Olavo.
Regressa, porém, em 1909, à Noruega em Maio e aluga uma casa em Kragerø. Vai para Bergen em Junho, onde Rasmus Meyer compra um grande número de quadros. Começa o trabalho dos murais para o Grande Salão da Universidade de Oslo. Compra uma propriedade em Hvitsten, 1910, no fiorde de Oslo. Trabalha nos murais. Exposição de vulto em Oslo.
Exposição Sonderbund em Colônia no ano de 1912, onde mostra 31 quadros e é classificado a par de Van Gogh, Gauguin e Cézanne. Em 1913, aluga a propriedade de Grimsrød na ilha de Jeløya no fiorde de Oslo. Viaja para Berlim, Frankfurt, Colónia, Paris, Londres, Estocolmo, Hamburgo, Lubeque e Copenhaga. Homenagens pelo seu 50º aniversário.
Passa o inverno em Berlim e Paris, 1914, Verão em Hvitsten, Kragerø e Jeløya. Depois de uma longa controvérsia os murais do Grande Salão são aceites.
Compra a propriedade de Ekely perto de Oslo, em 1916. Publica, em 1918, o seu panfleto: Friso da Vida.Durante 1920-1921, vai para Berlim, Paris, Wies­baden e Frankfurt.1922, realiza o friso de 12 quadros para a cantina dos trabalhadores da fábrica de chocolate Freia, em Oslo. Exposição importante em Zurique. Apoia os artistas alemães ao comprar 73 obras gráficas.
Em, 1923, torna-se membro da Academia Alemã de Belas Artes. Em 1926, Edvard Munch viaja para exposições em Munique, Dresden, Copenhaga, Mannheim e Zurique. Morre a irmã de Munch — Laura.

Retrato de Munch aos
dois anos de idade1865

Retrospectivas de grande vulto nas Galerias Nacionais de Berlim e Oslo, em 1927. Em 1928 Desenha os murais para a Câmara Municipal de Oslo.
Desenha os murais para a Câmara Municipal de Oslo. Durante 1930 uma enfermidade ocular torna o trabalho cada vez mais difícil. Em 1933 passa o Verão em Asgardstrand. Inverno em Hvitsten e Kragerø. Homenagens no seu 70º aniversário. Publicação de monografias sobre Munch por Tens Thiis e Pola Gauguin.
Consegue, em 1936, sua primeira exposição em Inglaterra. O seu problema de visão leva-o a parar o trabalho dos desenhos do mural da Câmara Municipal.Os nazis rotulam 82 das obras de Munch, 1937, em museus alemães de <>, retiram-nas e vendem-nas.
Acontece a invasão alemã da Noruega em 1940, porém Munch recusa-se a ter qualquer tipo de relação com as forças ocupantes.Consegue, enfim, a sua primeira exposição nos E.U.A, em 1942. Em 1943, recebe homenagens pela passagem do seu 80º aniversário. Grave constipação. No ano de 1944, dia 23 de Janeiro, Munch morre tranquilamente em Ekely. Deixa a sua propriedade à cidade de Oslo, a qual abre o Museu Munch em 1963 para celebrar o centenário do seu nascimento.

Informações retiradas do livro: " Munch " de Ulrich Bischoff.
(c) 2000 Benedikt Taschen Verlag Gmbh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário