Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Henri-Emile-Benoit Matisse





Nu Bleu II - 1952
Guache recortado
Tam: 116,2 x 88,9 cm

Henri-Emile-Benoit Matisse nasceu em 31 de dezembro de 1869, em Le Cateau-Cambrésis, Norte de França, na grande propriedade dos seus avós. Os seus pais, Emile Matisse e Anna Gérard, possuíam uma loja de sementes e drogaria em Bohain-en-Vermandois (Aisne). Foi aí que cresceu Matisse.
Nasce em 1872 o irmão de Matisse, Emile-Auguste.
Entre 1882-1887 Matisse frequentava a escola secundária em Saint-Quentin. Logo em 1887-88 estudou Direito em Paris e obtém o seu diploma de advogado.
Em 1889 trabalha em Saint-Quentin como assistente de advogado. De manhã, frequentava um curso de desenho na Ecole Quentin de La Tour.
Confinado à sua cama em 1890, durante um ano, depois de ter feito uma operação de intestino, dedica-se à pintura como passatempo.
Abandona a carreira jurídica em 1891 para se dedicar à pintura. Matricula-se, então, na Academia Julian em Paris e prepara-se para o exame de admissão à Escola de Belas-Artes.
Em 1892 deixa a Academia Julian e freqüenta o curso noturno na Escola de Belas-Artes, onde estabelece amizade com Marquet. Copia trabalhos de Poussin, Rafael, Chardin, David e outros no Louvre.
Trabalha em 1893, não oficialmente, no atelier de Moreau, na Escola de Belas-Artes. Aqui troca conhecimentos com Rouault, Camoin e Manguin.
Um ano depois nasce a filha Marguerite. Matisse só se casa com Amélia Parayre, mãe de Marguerite, em 1898.


Luxe, calme et volupté - 1904
Óleo sobre tela
Tam: 98,3 x 118,5 cm

Em 1895 mora no Quai Saint-Michel. Estuda oficialmente na Escola de Belas-Artes de Moreau. Começa a pintar no exterior. Visita a Grã-Bretanha no Verão. Copia inúmeros trabalhos no Louvre.
Expõe quatro quadros no Salon de la Société Nationale em 1896, vendendo dois deles. Na Grã-Bretanha, durante o Verão, encontra o pintor Russel, que o introduz nos trabalhos de Van Gogh.
Um ano após a exposição, descobre os impressionistas no Museu do Luxemburgo. Visita novamente a Grã-Bretanha. Expõe A Mesa Posfa e enfrenta críticas.
Casa-se com Amélia Parayre de Toulouse em 1898. A lua-de-mel foi em Londres onde, aconselhado por Pissarro, estuda os quadros de Turner. Passa seis meses na Córsega, viajando depois para Toulouse e Fenouillet.
Em 1899, após a morte de Moreau, deixa a Escola de Belas-Artes pela seqüência de conflitos com Cormon, sucessor de Moreau. Nasce, então, o filho de Matisse, Jean. Estuda na Academia Carriére, com Deram. Freqüênta o curso noturno de escultura. Elabora pinturas no exterior, no Jardim do Luxemburgo, no Arcueil e no Quai de Sajnt-Michel, com Marquet. Neste mesmo ano, compra um Cézanne a Vollard.


La leçon de peinture - 1919
Óleo sobre tela
Tam: 74 x 93 cm

Nasce em 1900 o seu filho Pierre. Dificuldades financeiras começam a ocorrer com Matisse. Com Marquet, Matisse, então, pinta as decorações do Grand Palais, para a Exposição Universal. A sua esposa abre uma boutique.
Logo em 1901 recupera da bronquite na Suíça. Expõe no Salão dos Independentes, presidido por Signac.
Numa exposição de Van Gogh, Derain apresenta Matisse a Vlaminck.
Problemas financeiros obrigam-no a passar o Inverno com os pais em Bohain, durante o ano de 1902. Juntamente com antigos alunos de Moreau expõe na galeria de Berthe Weill, em Paris.
Em 1903 expõe no Salão de Outono (o primeiro deste tipo) com amigos, entre eles, Rouault e Derain. Visita uma exposição de arte islâmica. Pinta neste mesmo ano as primeiras gravuras a água-forte.
A Primeira exposição individual de Matisse ocorre em 1904, na galeria de Vollard. No Verão encontra Signac em St. Tropez. Experimenta a técnica neo-impressionista. Expõe 13 quadros no Salão de Outono.
Em 1905 Signac compra Luxo, Calma e Volúpia. Passa o Verão em Collioure, juntamente com Derain e visita os quadros de Gauguin. Expõe no Salão de Outono, juntamente com Derain, Marquet, Vlaminck, Rouault e outros, ironicamente apelidados Les Fauves (os selvagens). Mulher de Chapéu causa escândalo e é comprado por Stein. Matisse aluga um atelier na Rue de Sèvres. Pinta Retrato com Risca Verde - Senhora Matisse.


Portrait de Madame Matisse dit La Raie verte - 1905
Óleo sobre tela
Tam: 40,5 x 32,5 cm

Leo Stein compra A Alegria de Viver. Viaja para Biskra, na Argélia e fica fascinado pelas cerâmicas e tecidos locais. Verão em Collioure. Encontra Picasso na casa de Stein e mostra-lhe uma escultura africana. Primeiras litografias e esculturas em madeira.
Durante o ano de 1907, visita Pádua, Florença, Arezzo e Siena. Picasso e Matisse trocam quadros. Expõe Luxo I no Salão de Outono. Admiradores, entre os quais Sarah Stein e os pintores Purrmann e Moll, fundam uma escola onde Matisse começa a dar aulas.
Um ano depois transfere a escola para o Boulevard des Invalides. Viagem à Baviera no Verão. Primeiras exposições em Nova Iorque, Moscovo e Berlim. Pinta Harmonia Vermelha.
O comerciante moscovita Schtschukin encomenda A Dançae A Música. Passa o verão em Cavaliére. Deixa Paris e compra uma casa em Issy-les-Moulineaux, onde constrói um atelier. Visita Berlim neste ano.Há em 1910 uma grande retrospectiva na Galeria Bernheim-Jeune, em Paris. A Dança e A Música são exibidos no Salão de Outono. Viaja a Munique com Marquet e visita a exposição islâmica. Fica particularmente impressionado por tapetes. Viaja, então, para a Espanha no Outono.


Mesa Posta (Harmonia Vermelha) - 1908
Óleo sobre tela
Tam: 180 x 200 cm

Pinta em Sevilha, 1911, Issy e Collioure. Em novembro, vai a Moscovo e visita Schtschukin; estuda ícones. Passa o Inverno no Marrocos.
Começa, em 1912, o inverno em Marrocos e a primavera em Issy. O colecionador russo Morozov compra os seus primeiros quadros. No Inverno, Matisse vai pela segunda vez a Tânger, com Marquet.
Um ano depois de estar em Tânger, regressa na Primavera. Expõe quadros marroquinos em Paris. Expõe no Armory Show, em Nova Iorque e Secession, em Berlim.
Verão em Issy. No Outono, Matisse muda-se novamente para o atelier no Quai de Saint-Michel, em Paris.
Em 1914 expõe em Berlim: os quadros são confiscados quando a guerra começa. Matisse não é chamado para o serviço militar, apesar do seu pedido. Passa o Verão com a família e Marquet em Collioure. Troca conhecimento com Juan Gris. Pinta Vista de Notre-Dame e Porta Envidraçada em Collioure.
Há em 1915, uma exposição em Nova Iorque.
Pinta em Paris e Issy. Pinta a modelo italiana Lorette. Visita Archacon perto de Bordéus.


O Atelier no Sótão - 1897
Óleo sobre tela
Tam: 100 x 131 cm

Um ano depois pinta em Paris e Issy. Passa o primeiro Inverno em Nice, no Hotel Beau-Rivage.
Verão em Issy, Outono em Paris, Inverno em Nice, no ano de 1917. Visita Renoir em Cagnes.
Em 1918, há uma exposição conjunta com Picasso. Arrenda uma vivenda em Nice. Verão em Cherbourg e Paris. No Outono regressa a Nice. Visita Bonnard em Antibes e Renoir em Cagnes.
Exposições em Paris e Londres, em 1919. Verão em Issy. Pinta A Mesa Preta com Antoinette como modelo.
Em 1920 realiza o cenário ao guarda-roupa do bailadoRouxinol, com música de Stravinsky. Acompanha o BalletRusso a Londres.
Verão em Etretat e Outono em Nice, 1921, onde arrenda um apartamento. Divide o seu tempo entre Paris e Nice.
Pinta, em 1922, a série de odaliscas e inicia uma série de litografias.
Em 1923, as coleções Schtschukin e Morozov constituem a base do primeiro museu de arte ocidental em Moscovo (atualmente conhecido por Puschkin Museum), incluindo 48 quadros de Matisse.
Importante retrospectiva em Copenhaga, em 1924.
No ano de 1925 ocorre a segunda viagem de Matisse para a Itália, com a sua esposa e a filha. Pinta


A Margem - 1907
Óleo sobre tela
Tam: 73 x 60,5 cm

Figura Decorativa sobre Fundo Ornamental.
Pierre Matisse organiza uma mostra em Nova Iorque, em 1927. Matisse recebe o prêmio da Carnegie International Exhibition, em Pittsburgh.
Viaja a Nova Iorque, São Francisco e Taiti durante 1930. Visita a Fundação Barnes, em Merion, onde lhe encomendam um mural.
De 1931 a 1933, mais grandes retrospectivas em Berlim, Paris, Basileia e Nova Iorque. Trabalha em A Dança para a Fundação Barnes. Litografias para ilustrar Poesias de Mallarmé. Viagem a Merion para instalar A Dança. Passa suas férias em Veneza e Pádua.
Apartir deste período, 1934 a 1935, mais exposições na galeria de seu filho Pierre, em Nova Iorque. Lito
grafias para ilustrar Ulisses de James Joyce. Lydia Delectorskaya, mais tarde, sua secretária, posa como modelo para Nu Cor-de-Rosa. Efetua projetos para criar "cartões" de tapeçaria.
De 1936 a 1937 doa o seu Cézanne ao Museu de Paris. Cenários e guarda-roupa para o ballet de Shostakovich, do Ballet Russo. Na Exposição dos Mestres da arte independente no Petit Palais, uma sala inteira é dedicada a Matisse. Pinta Dama em Azul.
Muda-se para um apartamento do anterior Hotel Régina, 1938, em Cimiez, perto de Nice, que conserva até sua morte.
Pinta, em 1939, A Música. Durante o Verão trabalha no Hotel Lutétia em Paris. Deixa Paris quando a guerra começa e volta para Nice.


Matisse na casa da Etta Cone, em Baltimore.
Dezembro - 1930
Primavera em Paris, no Boulevard de Montparnasse, em 1940. Obtém um visto para o Brasil, mas fica na França. Viaja via Bordéus, Ciboure, Carcassonne e Marselha para Nice. Separa-se de Amélia. Pinta A Blusa Romena e O Sonho.
Operação a um cancro no intestino em Janeiro de 1941, em Lyon. Sobrevive e retoma o trabalho com novo alento. Regressa a Nice em Maio. Trabalha freqüentemente na cama ou em cadeira de rodas.
Visit
a de Aragon em Cimiez, no ano de 1942. Trabalha em ilustrações de livros. Troca quadros com Picasso.
Um ano depois, um ataque aéreo a Cimiez faz Matisse mudar-se para a vivenda "La Rêve", em Vence (onde fica até 1948). Apesar do seu estado debilitado continua a trabalhar. Inicia recortes de guache para o livro Jazz.
Para piorar a situação do estado debilitado de Matisse, em 1944 a Senhora Matisse é presa. A sua filha Marguerite é igualmente presa, acusada de cooperar com a resistência.Em 1945 regressa, no Verão, a Paris. Grande exposição na saía de honra do Salão de Outono. Exposição conjunta com Picasso em Londres.


Auto-Retrato - 1900
Pincel e Tinta-da-china

De 1946 a 194 7 Matisse faz esquiços para tapetes. Filme sobre Matisse a trabalhar. Ilustrações de livros. Jazz é publicado. Matisse é nomeado comandante da Legião de Honra. O Museu Nacional de Arte Moderna inicia a sua Coleção Matisse. Começa a trabalhar na Capela do Rosário de Vence.
Primeiros recortes importantes acontecem em 1948. A série de interiores marca uma pausa temporária na sua carreira de pintor. Retrospectiva acontece na Filadélfia.
De 1949 a 1950 Matisse regressa a Cimiez. Lança a primeira pedra de Vence. Os desenhos de Vence são expostos em Paris. Matisse é agraciado com o Grande Prêmio da Bienal da Veneza.
Matisse sofre de asma e angina de peito em 1951. Mesmo assim continua o trabalho na capela de Vence, que é inaugurada em Junho. Nova retrospectiva no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque. Matisse trabalha em recortes.
Em 1952 é inaugurado o Museu Matisse em La Cateau. Série de Nus Azuis.
Em 1953 ultima exposição de recortes da vida de Matisse, em Paris, e suas esculturas em Londres.
No dia 3 de Novembro de 1954, Matisse falece e é sepultado no cemitério de Cimiez.

Informações retiradas do livro: "Matisse" de Volkmar Essers.
(c) 2000 Benedikt Taschen Verlag Gmbh.

WWW.TASCHEN.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário