Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 13 de agosto de 2011

Pintura - América do Sul

Pintura - América do Sul

Século XIX a influência estrangeira
Debret ficou no Brasil ate 1831 e produziu uma obra imensa: retratos da família real, cenários para o teatro São João e trabalhos decorativos para festas publicas e oficias como as solenidades que envolviam dom João VI.
Foi professor de Pintura Histórica na Academia Imperial de Belas-Artes e realizou a primeira exposição de arte no Brasil, em 1829.

(Ponte de santa EfigÊnia – DEBRET)

Agostinho José da Mota (1824-1878) começou a freqüentar a Academia em 1837 e tornou-se famoso como pintor de paisagens.
Foi o primeiro artista brasileiro a ser premiado com uma viagem a Europa, em 1850. pintou também naturezas-mortas ,tema em que igualmente se destacou.

(Flores de Agostinho José da Mota)

Século XIX a modernização da arte

Desse período destacam-se, na pintura, as obras dos brasileiros Pedro Américo , Vitor Meireles e Almeida Junior , que estudaram na Academia Imperial de Belas-Artes
Entretanto, os artista brasileiros da segunda metade do século XIX começaram a seguir novas direções. Essa tendência dos artistas que foram a Europa e conheceram o Impressionismo e o Pontilhismo. Tal mudança já aparece em algumas obras de Belmiro de Almeida e Benedito Calixto, mas pode ser vista mais claramente no trabalho de Eliseu Visconti.

(Estendendo roupa – Eliseu Visconti)

(Independência ou morte – Pedro Américo)

MULHERES DA ARTE MODERNA

Num contexto de grandes mudanças sociais do século XX,começou a se desenvolver uma nova arte brasileira.
A visão de que os artistas brasileiros deveriam ter como ponto de partida as raízes nacionais.
Essa busca por novos caminhos ganhou força com a “SEMANA DE ARTE MODERNA”, realizada em fevereiro de 1922, no teatro municipal de São Paulo.
Com a força das mulheres na expressão da pintura brasileira a reação foi diferente.
Anita Malfatti (1889 – 1964),nasceu em São Paulo e ali realizou seus estudos de pintura,teve grande importância nos fatos que acentuaram no movimento modernista de 1922.
· Freqüentou a Academia de Belas Artes
· em Berlim – Alemanha (1912).
· Realizou sua primeira exposição individual. (1914).
· Sua exposição mais famosa foi a de 1917. Onde expôs “A mulher de cabelos verdes” e “O homem amarelo” que se tornaram marcos da pintura moderna brasileira.
  Muitos artistas uniram-se a ela em busca de uma arte brasileira livre das regras impostas pelo academicismo.
    Tarsila do Amaral - nascida em Capivari - SP - (1886 – 1973),,a pintura brasileira começa a procurar uma expressão moderna,porém mais ligada às nossas raízes culturais.Ela não participou da SEMANA de 1922,mas colaborou decisivamente para a arte moderna brasileira.
No ano seguinte, novamente no Brasil, iniciou-se a fase que deu o nome de PAU Brasil, caracterizada, pelas “cores ditas caipiras” rosas e azuis, as flores de baú, a estilização geométrica das frutas e plantas tropicais, dos caboclos e negros. Da melancolia das cidadezinhas, tudo isso enquadrado na solidez da construção cubista. É o que observamos em “O mamoeiro”.

(Cartaz da semana de arte moderna) 

(mulher de cabelos verdes – Anita malfatti)

A ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL

Depois da década de 1950 a arte brasileira evoluiu em novas e variadas Direções.
Ganharam destaques importantes gravuristas,pintores e fotógrafos que se ligaram a diferentes movimentos artísticos.
Na Gravura contemporânea destacam-se os seguintes artistas:
RENINA KATZ (1926) – estudou pintura na escola nacional de belas artes no rio de janeiro, gravura em metal e xilogravura.
MARCELO GRASSMANN (1925) - É internacionalmente reconhecido como um dos artistas gráficos mais importantes da atualidade. Desenhista e gravurista,dominou os vários processos de gravação.
ALDEMIR MARTINS (1922 – 2006)- Manteve-se sempre fiel aos temas mais populares: as flores, as frutas, os animais, as pessoas, a paisagem, o sol e mar do nordeste do Brasil. Isso, porém não impediu que ele evoluísse bastante na gravura e na pintura.



Fonte:
www.google.com.br
Livro:descobrindo A historia da arte - graça proença

Nenhum comentário:

Postar um comentário