Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Edward Hopper


Edward Hopper em Paris, 1907

Edward Hopper nasceu em 22 de Julho de 1822, em Nyack/Nova Iorque. Filho de Garrett Henry Hopper e Elizabeth Griffiths Smith-Hopper.
Em 1899 concluiu o curso liceal de ilustração numa Escola Superior de Publicidade em Nova Iorque.
Estudou na New York School of Art, primeiro ilustração, depois de pintura, foi aluno de Robert Henri e de Kenneth Hayes Miller entre 1900 e 1906. Viajou pela Europa com estada pela Inglaterra, Holanda, Alemanha e Bélgica, passando a maior parte do tempo em Paris.
Fixa-se definitivamente em Nova Iorque no ano de 1908. Trabalha primeiro como desenhista de anúncios publicitários e ilustrador; pinta apenas ocasionalmente, e só no Verão. Sua primeira exposição realizou-se juntamente com outros alunos de Henri no Harmonic Club em Nova Iorque.
Viaja pela segunda vez a Europa em 1909, passando a maior parte do tempo na França, sobretudo em Paris; e pela terceira vez no ano seguinte, onde visita a Espanha e novamente a França.

Colina com Farol - 1927
Óleo sobre tela71,8 x 100,3 cm

O seu quadro a óleo “Sailing” é exposto na Armory Show em 1913. Passa o verão de 1916 trabalhando em Monhegan, Maine.
Expõe individualmente pela primeira vez em 1920 no Whitney Studio Club, com quadros a óleo de Paris.
Dois anos depois expõe caricaturas no Studio Club. Em 1923 as primeiras aquarelas, onde é condecorado com o Logan Prize, da Chicago Society of Etchers.
Expõe em 1924 suas mais recentes aquarelas na Frank K. Rehn Gallery. Casa-se no mesmo ano com Josephine Verstille Nivison (Jo N. Hopper).
Passa o verão de 1926 no Maine. No mesmo ano expõe suas estampas e aquarelas no Saint Botolph Club, Boston. No ano seguinte expõe seus quadros a óleo, aquarela e estampas na Rehn Gallery.
Nova exposição na Rehn Gallery em 1929; no fim do ano, participa da exposição Paintings by Nineteen Living Americans no Museum of Modern Art em Nova Iorque.

Posto da Guarda Costeira - 1929
Óleo sobre tela 73,7 x 109,2 cm

Primeira retrospectiva no Museum of Modern Art, Nova Iorque em 1933; compra terreno em South Truro, constrói ali uma casa de verão onde passará todos os Verões; faz longas viagens de carro pelo Canadá e pelo Maine.
No ano de 1934 expõe no Arts Club of Chicago e faz viagens de carro pelo Colorado. Utah, Nevada, Califórnia, Oregon e Wyoming.
Um ano depois é condecorado com a Temple Gold Medal da Pennsylvania Academy of Fine Arts e com o First Purchase Prize in Waler Colour do Worcester Art Museum, Massachusetts.
É novamente condecorado em 1937 com o primeiro W.A. Clark Prize e com a Corcoran Gold Medal da Corcoran Gallery of Art, Washington. DC. Cinco anos depois é condecorado com o Ada S. Garrett Prize do Art Institute of Chicago. Em 1943 viaja de comboio ao México.

Meio-Dia - 1949
Óleo sobre tela 69,9 x 100,3 cm

Dois anos mais tarde é eleito membro do National Institute of Arts and Letters.
Hopper foi um dos quatro representantes dos EUA na Bienal de Veneza de 1952, nomeados pela American Federation of Arts: no fim do ano, quarta viagem ao México que se prolonga até a primavera.
Recebe o título de Doctor of Fine Arts no Art Institute of Chicago e o de Doctor of Letters da Rutgers University no ano de 1953.
Primeiro prêmio para aquarelas em 1954 do Butler Art Institute, Youngstown. Ohio.
Torna-se, em 1955, membro da American Academy of Arts and Letters e faz sua quinta viagem ao México.
No ano seguinte ganha bolsa da Huntington Hartford Foundation. Em 1957 foi condecorado com o New York Board of Trade Salute to the Arts Award e com o Fourth International Hallmark Art Award.
Faz exposição individual em 1959 na Currier Gallery of Arts da Rhode Island School of Design e no Wadsworth Atheneum em Hartford, Connecticut. É condecorado um ano depois com o Art in America Annual Award.

Compartimento C, Vagão - 1938
Óleo sobre tela 50,8 x 45,7 cm

Em 1963 é condecorado com o St. Otholp Club Prize, Boston. No ano seguinte tem grande êxito no Whitney Museum of American Art, Nova Iorque, junto aos críticos e a outros artistas, incluindo os de vanguarda; condecorado com o M.V. Kohnstamm Prize for Painting do Art Institute of Chicago.
Pinta o seu último quadro, Dois Comediantes, em 1965. Um ano depois é condecorado com a Edward Mc-DoweIl Medal.
Foi representante dos EUA na Bienal de São Paulo em 1967, ao lado de representantes da American Scene e da Pop Art. Após uma permanência de várias semanas no hospital, morre em 15 de maio desse mesmo ano no seu estúdio em Nova Iorque. Pouco menos que um ano mais tarde, morre também Josephine Hopper.

Informações retiradas do livro: "Hopper" de Rolf G. Renner.
(c) 2001 Taschen Gmbh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário