Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ESTUDANDO ARTE !!!

Arte: Como defini-la? 

Entendemos que arte é algo difícil de ser definido precisamente.
"Os tratados em geral, dizem que arte é a atividade humana que procura o belo. Isto é, porém, um conceito vago, genérico, e nada mais claro se obteve quando se tentou substituir a palavra"belo"pela expressão "prazer estético". Tem esta expressão um caráter estritamente psicológico e não coincide com todas as possibilidades da arte e com todas as suas manifestações. Nenhuma definição conseguiu jamais, e talvez jamais consiga sintetizar este complexo fenômeno espiritual e material ao mesmo tempo"
( BARDI, P. M. - Pequena História da Arte).
Outras definições: "A arte é o oposto da natureza. Uma obra de arte só pode provir do interior do homem"(Edward Munch, 1907).
"A arte não reproduz o visível, mas torna visível"( Paul Klee, 1920 ).
"A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade"( PabloPicasso, 1923).
"A arte é uma força cuja finalidade deve desenvolver e apurar a alma humana"
( Vassily Kandinsky, 1910).
E, segundo o dicionário Aurélio: Arte é o "conjunto de preceitos para a perfeita execução de qualquer coisa; atividade criativa; artifício; ofício; profissão; astúcia; habilidade".
Considerando a primeira definição, voltemo-nos para a compreensão da palavra estética . Segundo BARDI, estética é palavra grega e significasensível. Em 1735, a palavra foi adotada para significar "ciência do belo" ou investigação sobre os motivos do ato artístico, com o objetivo de definir o conceito de belo absoluto, o belo metafísico, ou seja, o verdadeiro, o exato juízo à luz da perfeição.
Assim, podemos relacionar a palavra arte à palavra belo.Sem esquecer que belo é exatamente como cada um de nós o percebe. E que o feio expresso numa obra de arte também pode ser muito belo.

 2. O que é ser Artista?
Artista não é só quem faz arte, mas também quem a aprecia. Podemos assim dizer, que uma pessoa que aprecia arte tem “alma de artista”. Mas ser artista não é justamente ter essa “alma”? Alma todo mundo tem. Os brutos também. Assim como o homem pré-histórico era bruto e foi desenvolvendo seu cérebro: começou a pensar e, no vazio, no silêncio do instinto animal, brotou o pensamento. “O pensamento é como uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar”? Nossos pensamentos apenas nós vamos saber quais foram, mas o homem percebeu que existiam pessoas à sua volta e, para se comunicar com elas, começou com gestos e nasceu a palavra.
Na Grécia antiga, falar era uma arte: a falácia. Como era importante saber falar bem! Quantas vezes não tiramos aquela nota estúpida em Português por causa de uma palestra? É angustiante falar sem ser entendido. Falar escrevendo é mais fácil... não se joga com olho no olho, não se desestimula com o desinteresse do outro. Num papel se é mais livre, a escrita tem suas manhas para incrementar o pensamento.
Quem diria que a necessidade primitiva de anotar os fatos pudesse se tornar uma arte com tantas dimensões? A poesia que foge às estruturas de um texto normal; as palavras que despertam os sentimentos das pessoas, hoje são arte. Porém algumas pessoas não entendem a poesia e é por isso que as pessoas que apreciam poesia são artistas. Artistas da vida, pois poesia é o que paira sobre nós, o que é expressado em poemas, em romances, aventuras... Arte é proclamar a experiência de estar vivo. E hoje em dia, quando a vida está tão difícil de ser vivida, valorizar a vida é uma arte.


3. O artista e a expressão artística
A maneira usada para se expressar e a matéria prima caracterizam a manifestação artística. O artista literário se exprime pela palavra oral ou escrita; o pintor, pelas cores e formas; o escultor, pelas formas obtidas por exploração das três dimensões: comprimento, largura e altura; o músico, pelo som; o dançarino, pelos pelos movimentos corporais acompanhados de um som específico.
É no momento em que o indivíduo aprende a pensar sozinho, procurando sua própria forma de expressão e olhando de maneira diferente a realidade do mundo, que poderá desenvolver o dom da arte, mesmo que sua expressão pareça estranha aos outros. Temos vários exemplos em nossa história em que a partir do estranhamento uma manifestação artística se consolida, o Modernismo brasileiro foi um desses exemplos.
Dessa forma, entendemos que o artista desenvolve uma sensibilidade maior para perceber o mundo, criando a partir dessa percepção um mundo outro. Esse mundo outro que o artista cria ou inventa nasce de sua vivência cultural, de suas observações, das idéias formadas em seu pensamento, enfim, de sua visão de mundo.
Artista, portanto é aquele que faz uma busca dentro de si, daquilo que ele pensa acerca da realidade, sugando a essência da vida e vivendo-a intensamente, mas de tal maneira, que é nesse momento tão forte, o da revelação, que surge a obra de arte.

4. Manifestações artísticas
As acepções a respeito do que é arte podem variar de cultura para cultura. No entanto, estabelecendo uma breve síntese, a arte, tal qual é conceituada no mundo ocidental de hoje em dia, trata-se da busca e da realização de representações estéticas através do conjunto das atividades artísticas formado pela pintura, escultura, arquitetura, música, teatro, dança, cinema, fotografia, literatura, etc.
Em outras culturas, a arte pode tomar uma forma que inclusive pode vincular o estético ao objeto de fins utilitários, como ocorre em muitas tribos indígenas. Assim, a arte nas tribos está vinculada ao dia-a-dia da própria vida de seus membros integrantes.
Independente da dificuldade de definição do que seja a arte, o fato é que ela está sempre presente na história humana, sendo inclusive um dos fatores que a diferenciam dos demais seres vivos.
Além disso, a produção artística pode ser de grande ajuda para o estudo de um período ou de uma cultura particular por revelar valores do meio em que é produzida.
Duas grandes tendências se alternam na história da arte: uma tendência mais naturalista, que parte da representação do mundo visível, e uma mais abstrata, que não nos remete a objetos ou figuras conhecidas, preferindo as linhas, cores e planos.
Uma prova das oscilações dessas tendências pode ser dada pelo fato, por exemplo, da arte abstrata estar presente, tanto nas manifestações vanguardistas do século XX, quanto entre as produções de homens primitivos.
A arte pode se utilizar de vários meios para sua manifestação. Nas artes visuais os mais conhecidos são a pintura, a escultura, o desenho, a escultura e as artes gráficas (gravura, tipografia e demais técnicas de impressão, inclusive a fotografia) .

Pesquisa: Cíntia Guimarães Camargo
Enciclopédia Digital da GLLG

5. Tendências literárias:
O conceito de tendências literárias (ou estéticas literárias) está vinculado ao de estilo de época. O estilo de época advém de um conjunto de normas que orienta e caracteriza as manifestações culturais de um momento histórico. Esse conjunto de normas costuma atender aos padrões de gosto e às exigências ideológicas da classe social dominante, a qual seleciona as manifestações artísticas a que se dá maior projeção e muitas vezes condena ao esquecimento formas artísticas de outras camadas sociais. Observe, pois , que num período artístico qualquer coexistem diversos sistemas de normas estéticas, dos quais um se destaca por motivos sociais e econômicos e acaba por ser registrado historicamente, passando a ser tomado como sinônimo artístico de determinada época.
Além disso, o conceito de período literário pode criar alguns equívocos. Podemos, por exemplo, desenvolver a falsa impressão de que os limites cronológicos de um período são rigorosos, e que a morte de um estilo de época e o nascimento de outro são definitivos e instantâneos. Lembre-se sempre de que cada período se insere num processo e que as datas apontadas como limite são na realidade mera indicação de fatos significativos das transformações literárias.
FONTE: INFANTE, Ulisses. Textos: leitura e escritas: literatura, língua e redação, vol 1. SãoPaulo: Scipione, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário