Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 27 de agosto de 2011

Técnica de Pastel Seco

Técnica de Pastel Seco

Para muitas pessoas, o termo pastel seco, não está associado as artes plásticas…. A pesar de ser um material popular entre os artistas, é um material desconhecido para os iniciantes, por esta razão, passarei a explicar O que são os pasteis….
Os pasteis são basicamente um médio compostas de pigmentos de cor e aglutinante, ambos misturados e moldados dando forma as barras que conhecemos e vemos comummente nas lojas de arte, com formas, espessuras,e tamanhos variados de acordo com as marcas fabricantes.
O encanto e a frescura dos pasteis, a pureza das cores e a sua imediata resposta quando aplicada ao papel são parte da natureza e essência deste maravilhoso médio.
Graças a sua versatilidade, podemos tanto desenhar como pintar com eles, já que possuem algumas das qualidades de ambas técnicas.
Podemos fazer linhas sobrepostas e justapostas, veladuras, podemos trabalhar com empaste e cores saturadas sem ter que esperar que a pintura seque para aplicar novas camadas. Se forem devidamente tratados, os desenhos em pastel podem durar indefinidamente.
Se nos seus inícios o pastel foi considerado como um complemento para o desenho na técnica do retrato, hoje em dia esta é uma técnica que não conhece barreiras temáticas, estilísticas, nem conceituais.


Existem vários tipos de pasteis, assim como técnicas de aplicação:
Pastel seco suave, pastel seco duro, lápis pastel. Permitem trabalhar facilmente esbatendo as cores, e requerem de um fixativo final.
Pasteis á óleo, cujo aglutinante como o nome indica é a base de óleo. São mais difíceis de esbater que os pasteis secos. Usualmente é requerida a ajuda de esfuminhos de papelão ou látex para trabalhar este material. Em compensação, não precisam de fixativo.
Pasteis solúveis. São semelhantes aos secos, consistentes em pigmentos aglutinados com glicol e cuja aplicação requer a dissolução em agua.
As marcas existentes no mercado são muitas, cada marca fabrica varias qualidades de pastéis e a sua existência varia em cada pais. Algumas das marcas mais conhecidas são: Grumbacher, Nupastel, Rembrandt, Winsor Newton, Sennelier, Schmincke, Faber Castell, Conte

Giz Pastel - Marcio Carneiro

Giz Pastel - Marcio Carneiro

Giz Pastel - Marcio Carneiro

Giz Pastel - Marcio Carneiro

Giz Pastel - Marcio Carneiro

Giz Pastel - Marcio Carneiro


Giz Pastel - Marcio Carneiro


Giz Pastel - Marcio Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário