Prof. Marcio Carneiro

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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quaismo são os pintores(artistas plásticos)mais famosos no Brasil de hoje e de ontem?

"Arte brasileira" é o termo utilizado para designar toda e qualquer forma de expressão artística produzida no Brasil
Vamos começar pela fase pré-colonial:
Daqui podemos destacar:
- as pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara no Piauí com cerca de 11 mil anos.
- no vale do Peruaçu, em Minas Gerais são encontrados desenhos geométricos de idade de 2 a 10 m,il anos atrás.
- no vale do rio das Velhas, em Lagoa Santa em Minas Gerais são encontradas pinturas de animais descobertas em grutas calcárias.
Arte indígena:
de 3 a 11 mil anos a.c. são destacadas, da cultura amazônica, da costa maranhense, e no litoral baiano os artefatos de cerâmica e as esculturas de terracota. Não podemos esquecer também da arte plumária e da pintura de corpo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3r…

Pós-Descobrimento:
Chegaram ao Brasil missionários da Companhia de Jesus, os jesuítas. Trouxeram com eles também a cultura européia no que tange o que chamamos de arte. Trouxeram a música, a literatura, a arte pictórica e a arte escultural que eram usadas nos cultos e na catequização dos índios.
Deles destacamos o Pe Antônio Vieira e Pe José de Anchieta.
A arte trazida pelos jesuítas é aquela que já estava relacionada ao renascentismo europeu.
Período Barroco
neste período temos:
- o poema Prosopopéia de Bento Teixeira
- Gregório de Matos e com o, já citado, orador sacro Padre Antônio Vieira
- Antônio Francisco Lisboa , o Aleijadinho com as obras Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. (Veja a lista de obras em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho )
- Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde). Encarnou e dourou as imagens de Aleijadinho para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo. Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória. Pinturas na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Pinturas do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Santa Bárbara. Painel A Última Ceia, no Colégio do Caraça. Pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Itaverava. Pintura do forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Neoclassicismo:
Na literatura:
Cláudio Manuel da Costa
Tomás Antônio Gonzaga
Basílio da Gama

Academismo e Missão Artística Francesa:
Jean Baptiste Debret,
Grandjean de Montigny (arquiteto),
Nicolas-Antoine Taunay,
Félix Taunay,
Simplício Rodrigues de Sá,
Agostinho da Motta,
Henrique José da Silva,
Francisco Chaves Pinheiro (escultor),
Manuel de Araújo Porto-alegre,
Afonso Falcoz,
Georg Grimm,
Henri Nicolas Vinet,
José Octavio Corrêa Lima (escultor),
Victor Meirelles,
Rodolfo Amoedo,
Cândido Caetano de Almeida Reis (escultor),
Henrique Bernardelli,
Rodolpho Bernardelli (escultor e pintor),
Pedro Américo,
Eliseu Visconti,
Zeferino da Costa,
Artur Timóteo da Costa,
Oscar Pereira da Silva, Belmiro de Almeida,
Almeida Júnior, Décio Villares (escultor e pintor),
Pedro Weingärtner, Georgina de Albuquerque,
Carlos Chambelland,
Pedro Alexandrino,
Giovanni Battista Castagneto,
Helios Seelinger.

Tivemos nesta época também o padre José Maurício Nunes da Costa. Compositor de música sacra.

(Para conhecer as suas obras aconselha-se a ver suas biografias. A lista é enorme)

Romantismo e indianismo:
na literatura destacamos:
- Gonçalves de Magalhães
- Gonçalves Dias
- José de Alencar

No teatro destacamos:
- Gonçalves de Magalhães
- Martins Pena

Na pintura destacamos:
- Vítor Meireles com "A primeira missa no Brasil"
- Pedro Américo com "O Grito do Ipiranga"
- Maria de Medeiros com "Iracema de Alencar"
- Rodolfo Amoedo com "O Último Tamoio"

Na música tivemos poucos.
- Carlos Gomes com a ópera "O Guarani"

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/m…

Modernismo brasileiro e a semana da Arte Moderna:
antecedentes:
Oswald de Andrade retorna da Europa, impregnado do Futurismo de Marinetti, e afirmando que “estamos atrasados cinqüenta anos em cultura, chafurdados ainda em pleno Parnasianismo”.
Lasar Segall, pintor lituano, realiza “a primeira exposição de pintura não acadêmica em nosso país”, nas palavras de Mário de Andrade.
Primeira exposição de pintura de Anita Malfatti, que retorna da Europa trazendo influências pós-impressionistas e a consequente crítica de Monteiro Lobato.
Mário de Andrade e Oswald de Andrade, os dois grandes líderes da primeira geração de nosso Modernismo, se tornam amigos.
Publicação de Há uma gota de sangue em cada poema; livro de poemas de Mário de Andrade, que utilizou o pseudônimo Mário Sobral para assinar essa obra pacifista, protestando contra a Primeira Guerra Mundial.
Publicação de Moisés e Juca Mulato, poemas regionalistas de Menotti Del Pichia, que conseguem sucesso junto ao público.

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