Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 6 de março de 2011

Adolphe-William Bouguereau 1825-1905

Adolphe-William Bouguereau, pintor francês, nasceu em La Rochelle no ano de 1825 e morreu na mesma cidade em 1905, dedicando-se à pintura neoclássica, ou academicista.

Logo após sair da Escola de Belas Artes de París, em 1850, conquistou o Prêmio de Roma, pelo seu quadro histórico "Zenóbio".

Mais tarde, como professor na mesma escola, se opôs firmemente aos pintores impressionistas, especialmente a Edouard Manet (1832-1883), colocando-se como um dos defensores intransigentes da pintura acadêmica.

Sua técnica incontestável, sua maneira suave e minuciosa, podem ser observadas em toda a obra, podendo-se destacar, a título de exemplos, O Nascimento de Vênus (1879) e A virgem e os anjos (1900).

O academicismo (ou neoclassicismo) nos remete ao estilo pictorial da Idade Média (Arte Românica e Gótica) e ao Renascimento, embora a pintura acadêmica tenha sofrido sensíveis alterações com o transcorrer de vários séculos. Mas ainda é possível ver, nos quadros de Boguereau, a semelhança extraordinária de suas mulheres com as Madonas de Rafael; em seus anjos, a lembrança de Michelângelo.

Comparando as imagens deste bloco com as obras de qualquer pintor impressionista, dá para notar o contraste entre os dois estilos, o que originou uma luta furiosa, sem fronteiras e sem trégua, que se travou entre os dois movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário