Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 6 de março de 2011

Cimabue (Bencivieni di Pepo) 1250?-1302

Num momento em que a arte italiana estava ancorada no estilo bizantino, Cimabue conseguiu renová-la e impulsioná-la para a modernidade, como iniciador da escola florentina do século XIV.

Bencivieni di Pepo, que seria chamado Cimabue, nasceu por volta de 1250 em Florença. Desde a infância interessou-se pelo desenho, que executava à moda dos artistas gregos.

Esteve em Roma por volta de 1272 e se supõe que ali tenha criado seu estilo, em reação contra a esquemática maniera greca. A influência bizantina em sua arte se mostra, no entanto, pelo emprego do ouro, no que foi pioneiro na Itália, segundo Vasari.

Entre suas poucas obras, o monumental "Crucifixo" elaborado para a igreja de Santa Croce, em Florença, exibe um estilo hierático que ele foi aos poucos abandonando em favor de uma maior expressividade gótica.

Exemplo dessa evolução é a "Maestà", pintada para a Santa Trinità de Florença e na qual Cimabue representou a Virgem entronizada, com o Menino, rodeada de anjos e profetas, com elementos dourados abundantes. A naturalidade do rosto da Virgem e dos gestos dos profetas traduz uma força emotiva incomum para aquela época.

Cimabue morreu em 1302, possivelmente em Pisa, para onde havia ido um ano antes com o objetivo de pintar o mosaico da abside da catedral.

Sua fama foi logo eclipsada pela de outro florentino, seu discípulo Giotto di Bondone, mas os especialistas concordam ao considerar Cimabue um precursor de novas tendências pictóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário