Prof. Marcio Carneiro

Prof. Marcio Carneiro
Artista Plástico Márcio Carneiro

Seguidores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Modernismo no Brasil

A arte da primeira metade do século xx expressionismo-fauvismo-cubismo-abstracionismo-surrealismo-dadaismo - Presentation Transcript
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX
Capítulo 17 –pág. 182
9º. Ano
Professora: Elisa B. Herrera e
Ramon Vásquez
Arte Moderna é o termo genérico usado para designar a maior parte da produção artística do final do século XIX até meados do século XX (+ ou – 1970). A Arte Moderna se refere a uma nova abordagem da arte em um momento no qual não mais era importante que ela representasse literalmente um assunto ou um objeto através da pintura ou da escultura. Com o avanço da Fotografia fez com que houvesse uma diminuição drástica na demanda por certos meios artísticos tradicionais, especialmente a pintura. É aí que a idéia de MODERNO começa a tomar forma, os artistas passam a experimentar novas visões, através de idéias inéditas sobre a natureza, os materiais e as funções da arte. Com isso eles caminham com freqüência em direção à Abstração. INTRODUÇÃO:
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
O início do século XX foi marcado por vários conflitos políticos como:
A primeira Guerra Mundial (1914 -18)
Devasta a Europa, causa desequilíbrio Moral, Econômico e Político.
Perde-se a Fé nos valores humanos e nasce a Psicanálise (1890), aliada às novas noções de movimento e velocidade trazidas pelas tecnologias emergentes como Automóvel (1885/1908 Henry Ford), Eletricidade (1879), Cinema (1895 Irmãos Lumière), transformando gradativamente o modo de vida urbana e
o pensamento do homem do século XX.
Mais tarde vem a Segunda Guerra Mundial (1939 - 45) e traz os novos avanços científicos como a Bomba Atômica, os Antibióticos, A Conquista do Espaço, as Novas Tecnologias da Comunicação (Rádio, Imprensa, Televisão, Fotografia, Cinema, Computador).
A partir de agora os valores sociais são questionados e posto sob revisão.
Foi nesse contexto histórico que se desenvolveu a Arte da primeira metade do século XX.
Comparando com os movimentos artísticos dos séculos anteriores, observamos que a Arte do século XX já não está mais a serviço da Igreja (como aconteceu na Arte Medieval e no período do Barroco), nem do poder Régio ou da Aristocracia (como no Neoclassicismo).
Sua função também não é mais a de retratar fielmente a sociedade (como no Realismo); nem pretende construir nenhum ideal humano (como faziam os Renascentistas) e tampouco deseja representar a natureza e suas
aparências sob os efeitos da luz (como pretendiam os Impressionistas).
Qual será a FUNÇÃO da Arte a partir de agora? Qual a sua razão de ser neste novo mundo? Será o de retratar o Belo do ideal Clássico ou copiar o real tal como a Fotografia?
Os Artistas Modernos desafiaram radicalmente os padrões Clássicos de Beleza e a Estética Naturalista.
Afirmavam que para o novo mundo que surgia deveria haver uma NOVA ARTE que expressasse a nova sensibilidade humana que se criara.
Como é freqüente em momentos de crise, a CRIATIVIDADE humana disparou no início do século XX:
Nascia assim a Arte Moderna.
Mas... nem todo mundo concordava com a nova Estética.
Aqueles que concordavam e defendiam a nova e “Estranha” Arte que surgia, eram chamados de vanguarda, pois propunham uma arte à frente de seu tempo, de sua época.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE MODERNA E DE SEUS MOVIMENTOS
(“OS ISMOS”)
As principais correntes ou movimentos da Arte Moderna foram:
Expressionismo (1904 – 1905)
Fauvismo ( 1905 - 1906)
Cubismo (1906 - 1907)
Futurismo (1908)
Abstracionismo (1910 – 1911)
Dadaísmo ( 1916)
Surrealismo (1924)
Apesar de muito diferentes entre si, os movimentos Modernos
apresentam algumas características gerais e marcantes. São elas:
A nova concepção do espaço plástico que deixa de ser perspectivo e torna-se cada vez mais plano, valorizando-se a exploração dos elementos plásticos ou visuais (o ponto, a linha, a cor, a forma, o volume e o espaço) que passam a ser utilizados sem tanta preocupação com a representação do mundo visível;
O tema da obra perde a importância que tinha no passado e passa a ser um pretexto para a criação artística;
A experimentação de novas Técnicas e Materiais provocou o surgimento de novas linguagens artísticas como por exemplo a Colagem e a Assemblagem;
A incorporação de referências artísticas de povos não europeus como:
Arte Africana, Arte Oriental, Arte Indígena, entre outras.
A Arte Moderna também foi uma grande Revolução.
A pintura não é mais apenas um veículo, um instrumento para o Desenho ou o “Assunto” abordado na tela.
A Pintura, assim como a Escultura e outras Formas Artísticas, é o Foco principal da Arte.
Vamos conhecer algumas dessas pinturas e seus movimentos.
O Expressionismo
Este movimento artístico nasceu na Alemanha entre 1904 e 1905, com um grupo chamado Die Brüke (“ a ponte”).
Contrário ao Impressionismo que se preocupava pelas sensações provocadas pela luz, o Expressionismo queria retratar as inquietações do ser humano desse inicio de século projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva .
O Expressionismo surge de um desdobramento do pós-impressionismo, recebendo influências de uma série de artistas pertencentes a este período, como o holandês Vincent Van Gogh e o norueguês Edvard Munch.
Historicamente o Expressionismo é o primeiro grande movimento da pintura moderna que em diversos momentos viria a ser abandonado e retomado pelos artistas.
Edvard Munch foi um importante artista plástico norueguês. É considerado, por muitos estudiosos das artes plásticas, como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha. Edvard Munch nasceu na cidade de Løten (Noruega) em 12 de dezembro de 1863. Teve uma vida familiar muito conturbada, pois sua mãe e uma irmã morreram quando Munch ainda era jovem. Uma outra irmã tinha problemas mentais. O pai de Munch tinha uma vida marcada pelo fanatismo religioso. Para complicar, Munch ficou muito doente durante a infância. Já adulto, começou a apresentar um quadro psicológico conturbado e conflituoso. Alguns estudiosos afirmam que Munch, provavelmente, possuía transtorno bipolar.
- Munch estudou artes plásticas no Liceu de Artes e Ofícios da cidade de Oslo (capital da Noruega).
Em 1885, viajou para Paris onde entrou em contato com vários movimentos artísticos. Ficou muito atraído pela arte de Paul Gauguin. No final da década de 1930 e início da década de 1940 passou por uma forte decepção. O governo nazista ordenou a retirada de todas as obras de arte de Munch dos museus da Alemanha por considerá-las esteticamente imperfeitas e por não valorizar a cultura alemã.
- Munch morreu em 23 de janeiro de 1944, na cidade de Ekely (próximo a Oslo).
Estilo artístico
- Abordagem de temas relacionados aos sentimentos e tragédias humanas (angústia, morte, depressão, saudade).
- Pintura de imagens desfiguradas, passando uma sensação de angústia e desespero.
- Forte expressividade no rosto das personagens retratadas.
- Pintura de figuras marcadas por fortes atitudes.
O grito” (1893) de Edvard Munch, se encontra na Galeria Nacional de Oslo.
Observa-se uma figura contorcida sob o efeito de alguma emoção talvez ligada ao medo, num momento de profunda angústia ou de desespero existencial.
O movimento das linhas curvas do céu e da água, assim como a linha forte da ponte, parecem conduzir o olhar do espectador à boca da figura, que se abre num grito perturbador. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. “
“ Puberdade” de Edvard Munch
“ A mãe morta” Edvard Munch
“ Meninas no rio ” -1902
Separação , óleo sobre tela- 1896 - Edvard Munch
“ Desespero”
ATIVIDADES -(Pág. 195) I- Por dentro do assunto: Em relação as tendências artísticas da primeira metade do século XX – Expressionismo, destaque: a)- duas características deste movimento; b)- um artista que a representou.
-2-FAUVISMO :
Henry Matisse
André Derain
Maurice de Vlaminck
Fauvismo (“ feras”)
Corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse em "Notes d'un Peintre" pretendia-se com o Fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
Receberam este nome do crítico de arte Louis Veaxcelles pela intensidade com que usavam as cores puras, como saiam do tubo de tanta, sem misturas ou matizes.
O Fauvismo caracterizou-se pela simplificação das linhas e o emprego das cores puras.
A pintura fauvista apresenta figuras sugeridas e não realistas.
As cores também não pertencem a realidade: puras como saem do tubo de tinta.
O pintor não as suaviza e não cria nenhuma gradação de cores.
Os Fauvistas tiveram suas obras rejeitadas e mesmo assim não pararam, a partir deles muitos artistas começaram o uso das cores puras e o gosto por elas, tanto é que hoje vemos em tantos objetos do cotidiano e inclusive em peças de vestuário.
Dos pintores fauvistas, destaca-se Henry Matisse (1869-1954), foi sem dúvida o mais expressivo. Destacou pela despreocupação com o realismo tanto nas formas como nas cores. Em sua obra, os objetos representados são menos importantes que a maneira de representá-los.
Pintores deste movimento: André Derain, Maurice de Vlaminck, e outros.
HENRY MATISSE (1869-1954) Matisse, era um escriturário, que ao descobrir a felicidade que lhe proporcionava a prática da pintura durante uma convalescência na qual lhe foi oferecida uma caixa de tintas (ele tinha cerca de vinte anos de idade). Depois de se restabelecer, inscreveu-se num curso de desenho na escola Maurice-Quentin Delatour e começou a participar no estúdio do mestre Duconseil. A partir de 1890, depois de uma nova convalescência decorrente de uma intervenção de apendicite, Matisse abandonou o Direito para se dedicar à sua vocação artística, e, em 1891, estabeleceu-se em Paris, onde, depois de ser admitido na escola de Belas Artes em 1895, passou a freqüentar o atelier de Gustave Moreau. Aí encontrou Georges Rouault, Albert Marquet e teve a oportunidade de visitar as exposições de Corot e de Cézanne. Sua primeira exposição aconteceu em 1904, ocorreu em Ambroise Vollard e não obteve grande sucesso. No ano seguinte, juntamente com o grupo, expôs no salão de Paris, desta vez o grupo foi reconhecido como os fauves e Matisse como líder. Matisse conseguiu reputação internacional, exibindo em Paris e Alemanha.
Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção de estudantes cosmopolita e publicou "Notas de um Pintor" onde estavam suas crenças artísticas. Desde de 1904 Matisse trabalhou parte de cada ano no sul em Saint-Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marrocos. Depois de 1916, passou a maioria dos invernos em Nice. Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências deste grupo. Entre 1913 e 1917 sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas. Sua escultura era uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma. Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas conseqüências. Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura".
A dança, 1910 - óleo sobre tela - 260 x 390 cm Saint Petersburg, Hermitage Museum
“ A música” -1910
Janela aberta , Collioure, 1905 Retrato de Madame Matisse (A lista verde) , 1905

Harmonia em vermelho, 1908
“ A lição de música”, 1917
“ O sonho”
Femme à Côté d’un Échiquier, by Henry Matisse (A mulher ao lado de um tabuleiro de xadrez)
“ Les coucous, tapis bleu et rose” (O cuscuz, tapete azul e rosa)
O caracol - 1953 (colagem) RECORTES E COLAGENS Os vegetais
Ilustração para o livro Jazz - 1943 Nú azul IV -1952- tinta-
Céu -1946
André Derain Nasceu em Chatou, França, 10 de junho de 1880 - em Garches, 8 de setembro de 1954) foi um pintor francês totalmente autodidata, começou a pintar com 15 anos. Se encontrou com Matisse e depois com Vlaminck em 1900, pintaram juntos e desenvolveram suas idéias com a cor em suas obras de arte.
André Derain

MAURICE DE VLAMINCK Nasceu em Paris, 4 de abril de 1876 — Rueil-la-Gadelière, 11 de outubro de 1958. Ao lado de André Derain e Henri Matisse, é considerado um dos principais nomes do movimento fauvista, um grupo de artistas modernos que estiveram unidos, de 1904 a 1908, no uso de cores intensas em suas obras.
Restaurante em Marly-le-Roi- Maurice de Vlaminck

Natureza morta, 1905






www.ricciart.com/ MAURICE DE VLAMINCK
ATIVIDADES -(Pág. 195)
I- Por dentro do assunto:
Em relação as tendências artísticas da primeira metade do século XX – Fauvismo, destaque:
a)- duas características deste movimento;
b)- um artista que a representou.
Introdução
O cubismo
3 - O Cubismo Movimento artístico que surgiu no século XX ocorreu entre 1907 e 1914, e é considerado o mais influente deste período, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da Natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
Utilização de formas geométricas
Não utiliza a perspectiva;
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
Sensação de uma pintura esculpida;
Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza ou um castanho suave;
Multiplicidade de planos;
Cor quase monocromática.
Principais características
Principais artistas Pablo Picasso -1881-1973 George Braque – 1882-1963
O cubismo se divide em duas fases: Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. Cubismo Analítico - (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos, decompõe a obra em partes, procurando a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos elementos da obra foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento da figura principal nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons castanho, cinza e bege. Cubismo Analítico e Cubismo Sintético
Portrait of Ambrose Vollard, 1910 Pablo Picasso, Cubismo analítico -1909-
Garota com mandolina- 1910- Pablo Picasso O poeta -1910 – Pablo Picasso- Museu Guggenheim, Veneza Cubismo analítico
Cubismo analítico Le Demoiselle d´Avignon - 1907 –Picasso- . Óleo. Moma, New York, NY, USA. Violino e cântaro -1910- George Braque –Museu de Arte, Basiléia.
O Cubismo Sintético - Reagindo à excessiva desfragmentarão dos objetos e à destruição da sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações tácteis. Cubismo Sintético - (1911)
Cubismo sintético Le Jour, Georges Braque
Cubismo sintético Georges Braque. Garrafa, jornal, cachimbo e copo, 1913. Juan Gris. Guitarra diante do mar, 1925. Óleo.
Cubismo sintético Pablo Picasso Cubismo sintético
Donna in poltrona 1913- Pablo Picasso Cubismo sintético
-4- A B S T R A C I O N I S M O
4- O Abstracionismo A arte abstrata ou abstracionismo É geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade. Ao contrário disso, usa as relações entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representativa". Surge a partir das experiência européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. Principais artistas : Wassily Kandinsky (1866-1944) e Piet Mondrian (1872- 1974)
Abstracionismo
Batalha (Cossacos) -1910-1911- Wassily Kandinsky- Tate Gallery, Londres Abstracionismo
Wassily Kandinsky - Grandfathers
Kandinsky Abstracionismo
Composição -1921- Piet Mondrian – Museu Nacional de Arte Moderna, Paris Abstracionismo
Piet Mondrian- Composition Chequerboard, Dark Colors . 1919. Óleo. Abstracionismo
Piet Mondrian. Victory Boogie-Woogie, 1943/44 (inacabado). Óleo e papel sobre tela. Abstracionismo
O abstracionismo divide-se em duas tendências: - Abstracionismo lírico - Abstracionismo geométrico Abstracionismo Lírico e Geométrico
Abstracionismo geométrico
Abstracionismo Geométrico, ao contrário do Abstracionismo Lírico , foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo . O Abstracionismo Geométrico divide-se em duas correntes:
Suprematismo na Rússia (Kazimir Malevich)
Neoplasticismo na Holanda (Piet Mondrian)
Abstracionismo lírico
O abstracionismo Lírico ou Abstracionismo Expressivo inspirava-se no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior": tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Rei ter, grupo de artistas de inspiração expressionista, o Der Blaue Reiter ("O cavaleiro azul") formou-se a partir de 1911, em Munique, e se manteve até o início da Primeira Guerra Mundial. Seus principais integrantes são Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin .
Aparece como reação às grandes revoluções do século, nomeadamente a l Guerra Mundial. O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram bem patentes; mas também a linha de contorno sobressaia nesta arte nitidamente não figurativa. Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística. É desta forma que o Abstracionismo Lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivos. Wassily Kandinsky foi o mentor deste gênero utilizando cores puras em pinceladas rápidas tensas e violentas.
O abstracionismo lírico ou abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma “necessidade interior” tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter. Aparece como reação às grandes revoluções do século, nomeadamente a 1.ª Guerra Mundial. Wassily Kandinsky foi o criador e “divulgador” deste gênero, utilizando cores puras em pinceladas rápidas, tensas e violentas.
O Abstracionismo geométrico , ao contrário do abstracionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo. As obras de Piet Mondrian são as mais representativas no Abstracionismo geométrico.
-5- O S U R R E A L I S M O
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu em Paris nos anos 20. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Os seus representantes mais conhecidos são: o espanhol Salvador Dalí (1904-1989), com as obras O sono e Mae West. Além de Dalí, destacam os artistas Marc Chagall (1887-1985), Joan Miró (1893-1983), René Magritte, a mexicana Frida Khalo (1907-1954). 5- Surrealismo
Surrealismo –Salvador Dalí Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech , 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí , foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento.
Salvador Dalí
A Persistência da Memória, c.1931 Salvador Dalí Salvador Dalí
The Disintegration of the Persistence of Memory, c.1954 Salvador Dalí Salvador Dalí
Apparition of a Face and Fruit Dish on a Beach, c.1938 Salvador Dalí Salvador Dalí
Salvador Dalí
Surrealismo -René Magritte Magritte nasceu em 1898 e morreu em 1967. Ao ser classificado de surrealista, reagiu e disse fazer uso da pintura com o objetivo de tornar visíveis os seus pensamentos. Magritte foi de fato um surrealista, mas foi também um pensador. O seu trabalho é sempre complexo e obriga ao raciocínio, à interpretação e ao estudo. Os quadros de Magritte não podem ser simplesmente vistos. Precisam ser pensados. Todo o surrealismo tem um trago de loucura que revela toda a genialidade. Magritte é genial!. Mais em: http://obviousmag.org/archives/2006/03/rene_magritte_1.html#ixzz0s6Pv8Xp4
Surrealismo -René Magritte The Dangerous Liaison , 1926 Baseadas na imagem do espelho, as certezas perceptíveis são novamente chamadas. A relação entre o espelho e aquilo que reflete, uma relação vulgarmente considerada indissolúvel, surge quebrada. Uma jovem nua pode ver-se numa perspectiva alterada no espelho por trás do qual está de pé, contudo o observador que está colocado à frente do espelho esperaria ver-se refletido nele. Mais em: http://obviousmag.org/archives/2006/03/rene_magritte_1.html#ixzz0s6SrGNaq
Surrealismo -René Magritte Le Blanc-Seing, 1965 Coisas visíveis podem ser invisíveis. Se alguém cavalga por um bosque, a princípio vemo-lo, depois não, contudo sabemos que está lá. Todavia, os nossos poderes de pensamento abrangem tanto o visível como o invisível. Mais em: http://obviousmag.org/archives/2006/03/rene_magritte_1.html#ixzz0s6SK8w7n
Surrealismo -René Magritte L'Empire dês Lumieres , 1954 ( O Império das Luzes ) Uma cena noturna sob um céu diurno. Só a um segundo olhar reconhecemos a natureza surreal desta cena aparentemente realista. Magritte interpretou-a da seguinte forma: "... a paisagem leva-nos a pensar na noite, o céu no dia. Na minha opinião, esta simultaneidade de dia e noite tem o poder de surpreender e de encantar. Chamo a este poder poesia." Mais em: http://obviousmag.org/archives/2006/03/rene_magritte_1.html#ixzz0s6Xv6HzS
Surrealismo -René Magritte Le seducteur , 1953 - (O sedutor)- O observador é seduzido por uma idéia que é poética e plausível ao mesmo tempo, a de um objeto assumindo a substância do material em que se sente à vontade. Aqui, por exemplo, o navio é construído de água, tornando-se por isso uma espécie de "castelo do ar" da pintura e do mundo das idéias de Magritte. Mais em: http://obviousmag.org/archives/2006/03/rene_magritte_1.html#ixzz0s6YqNBrO
Surrealismo -René Magritte The Son of Man , 1926 (O Filho do Homem ) É provavelmente dos quadros mais famosos de Magritte. Ele define-o desta forma: "Tudo o que vemos esconde outra coisa, e nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos. "My painting is visible images which conceal nothing; they evoke mystery and, indeed, when one sees one of my pictures, one asks oneself this simple question 'What does that mean'? It does not mean anything, because mystery means nothing either, it is unknowable." Mais em: http://obviousmag.org/archives/2006/03/rene_magritte_1.html#ixzz0s6ZbFRha
"Surrealismo é a surpresa mágica de encontrar um leão num guarda-roupa, onde tínhamos a certeza que encontraríamos camisas." Frida Kahlo Surrealismo – Frida Khalo
Frida Kahlo (1907-1954) é a autora de tantas obras fantásticas, quase tão fantásticas como história da sua vida. Uma vida cheia de paixão, tragédia, amor, ódio, dor e felicidade. Magdalena Carmen Frieda Kahlo Calderón nasceu em 06 de julho de 1907, em uma bela casa azul no bairro de Coyoacán, na Cidade do México. Já Frida Kahlo, impregnada de um espírito nacionalista visível e marcante em sua obra, gostava de dizer que havia nascido junto com a Revolução Mexicana, em 1910. A Coluna Partida Surrealismo – Frida Khalo
Frida Khalo e seu marido o muralista mexicano Diego Rivera. Sua vida foi marcada por uma tragédia de ônibus onde ela viajava, por motivo desse desastre, ela sofreu varias intervenções cirúrgicas que a mantiveram pressa numa cama durante muito tempo até sua morte. Surrealismo – Frida Khalo
“ o que a água me deu”- 1938- Este quadro de Frida Khalo lembra o quadro de Bosh Jardim das Delicias , feito quatrocentos anos atrás por Hieronymus Bosch em 1504 como veremos a seguir.
“ Jardim das delicias”- O trítico (três painéis) de Hieronymus Bosch, O Jardim das Delícias Terrenas , descreve a história do Mundo a partir da criação, apresentando o paraíso terrestre e o Inferno nas asas laterais. Este quadro se encontra no Museu do Prado em Madri.
O Abraço Amoroso entre o Universo, a Terra (México), Eu, o Diego e o Señor Xólotl Surrealismo – Frida Khalo
Surrealismo – Frida Khalo
Surrealismo – Frida Khalo
6- D A D A I S M O
Dadaísmo O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, no chamado Cabaré Voltaire , por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). O caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial. Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra. Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista. O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.
Dadaísmo
Características do movimento:
A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made .
Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Arte e o Expressionismo Abstrato.
O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação.
Enfatizou o ilógico e o absurdo.
O movimento protestava contra a loucura da guerra .
Sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Negava todas as tradições sociais e artísticas.
6- Dadaísmo Marcel Duchamp Marcel Duchamp (Blainville-Crevon, 28 de julho de 1887 — Neuilly-sur-Seine, 2 de outubro de 1968) foi um pintor e escultor francês (cidadão americano a partir de 1955). É um dos precursores da arte conceitual e introduziu a idéia de ready made como objeto de arte. Começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração impressionista , expressionista e cubista . Tendo se mudado para Nova York e largado a Europa fugindo de uma espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte dadaísta . Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro . Duchamp foi o responsável pelo conceito de ready made , que é converter um elemento da vida cotidiana, a priori não reconhecido como artístico, para o campo das artes, passou a incorporar material industrializado nas suas esculturas. Em vez de trabalhá-los artisticamente, ele simplesmente os considerava prontos e os exibia como obras de arte.
6- Dadaísmo: Marcel Duchamp “ A noiva despida pelos seus celibatários”- ou também conhecido como “O grande vidro”. Foi na literatura que alcançaram sua expressão máxima. No último manifesto divulgado por, Tzara, disse que o grande segredo da poesia é que " o pensamento se faz na boca ". Como uma afirmação desse tipo é evidentemente incompreensível, ele procurou orientar melhor os seus seguidores dando uma receita para fazer um poema dadaísta: -Pegue um jornal. -Pegue a tesoura. -Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. -Recorte o artigo. -Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. -Agite suavemente. -Tire em seguida cada pedaço um após o outro. -Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. -O poema se parecerá com você. -E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.
Dadaísmo Marcel Duchamp A Fonte , obra que fez repercutir o nome de Duchamp ao redor do mundo - especialmente depois de sua morte -, está baseada nesse conceito de ready made: pensada inicialmente por Duchamp (que, para esconder o seu nome, enviou-a com a assinatura "R. Mutt", que se lê ao lado da peça) para figurar entre as obras a serem julgadas para um concurso de arte promovido nos Estados Unidos, a escultura foi rejeitada pelo júri, uma vez que, na avaliação deste, não havia nela nenhum sinal de labor artístico. Com efeito, trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construção e assim mesmo enviado ao júri; entretanto, a despeito do gesto iconoclasta de Duchamp, há quem veja nas formas do urinol uma semelhança com as formas femininas, de modo que se pode ensaiar uma explicação psicanalítica, quando se tem em mente o membro masculino lançando urina sobre a forma feminina.
6- Dadaísmo
6- Dadaísmo Portrait of Chess Player (Retrato de jogador de Xadrez ), 1911 -óleo
6- Dadaísmo Young Girl and Man in Spring- (Menina jovem e Homem na Primavera)- 1911. Óleo s/tela. 65.7 x 50.2 cm. Coleção particular.
6- Dadaísmo
Dadaísmo: Marcel Duchamp
A arte da primeira metade do séc. XX Em resumo, tanto na pintura como também na escultura desenvolveram-se as tendências artísticas e seus principais artistas: Wassily Kandinsky (1866-1944) Abstracionismo Marcel Duchamp (1887-1968) Dadaísmo Salvador Dalí (1904-1989) Surrealismo Piet Mondrian (1872-1974) Abstracionismo geométrico Pablo Picasso (1881-1973) Georges Braque -(1882-1963) Cubismo Henry Matisse (1869-1954) Fauvismo Edvard Much (1863-1944) Expressionismo
fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário